SAMPA-DO PATEO AO PÃO

Era dia de comemoração.

São Paulo amanhecia algo mais velha, não apenas no tempo, a coroar seus quatrocentos e sessenta e três anos de fundação, a ocorrida logo ali mais acima, no velho Pateo do antigo Collégio; uma jovem cidade hoje “cinza- grisalho”, de quase meio século, e que ,não fosse pelos registros das fotos antigas, nem de longe nos retrataria a sociologia urbana que lhe deu origem.

Eu, então, em meio à vida de munícipe, vida cega que corre agitada todos os dias, resolvi que iria cumprimentá-la bem de perto, através das minhas anônimas lentes: as da máquina de sempre, a dos olhos e a do coração - bem ali, no cerne do seu centro antigo, laboratório das gentes, imediações do Mercado Municipal, aonde a vida borbulhante e cáustica ainda atrai gente de todo o mundo, posto que tanto o belo quanto o trágico declamam o senso poético.

Conto que a nossa “recessão-depressão” econômica também ali se mostrava clara como um sol a nascer ofuscado: dia de feriado e a escassez do movimento costumeiro saltava aos olhos.

Todavia, antes que entrássemos numa das portas principais do mercadão, fomos interceptados por um senhor gentil, falante, que carregava um saco de latinhas de alumínio e que assim o descrevo: meia idade, lúcido, branco, desnutrido, calvo, barba por fazer, roupas rústicas e desbotadas, sapatos surrados que expunham seus dedões, sulcado no rosto, mas dono dum sorriso largo e dum português falado-ainda que parecesse algo recitado- que encantava.

“Os senhores me desculpem pela interpelação, jovem casal, sou gente do bem e não os quero constranger. Como podem ver, reciclo latinhas para tocar a vida. Como hoje é feriado e o movimento está muito reduzido, quase tudo fechado, ainda não consegui me alimentar. Não me levem a mal , tenho vergonha de lhes pedir algo para comer dentro do mercado, tudo muito caro aí dentro, quatorze reais no mínimo para matar a fome menor, mesmo assim vou tentar: teriam como, nessa minha urgência, me pagar alguma coisinha para eu comer agora?”

Acabávamos de sair do Mosteiro de São Bento e digo que engoli seco e tomei a dianteira da cena, quase em ato de oração.

“ O senhor sabe aonde tem algum lugar aberto? O que gostaria de comer?”

Ali percebi que a minha pergunta iluminou os olhos do homem e lhe causou estranheza.

“Ô meu Deus, a senhora vai me pagar alguma coisa, mesmo?”

Enxerguei um “bar de esquina” e lhe propus:

“Pode ser ali?- o que gostaria de comer?”

“Como assim dona, “o que eu gostaria de comer”?

Eu quero um café com leite , pão com manteiga”- me esclareceu salivando de fome.

Eu lhe repeti o seu pedido, quase soletrado: “Café com leite , pão e manteiga?”-o que talvez lhe tenha intrigado pela minha entonação.

“Senhora, e não está bom? Como se chamam os “irmãos”, afinal?” nos perguntou ele meio sem entender o meu incontido susto...

Dentro do bar, olhei o entorno, cheguei no caixa e me enrolei no pedido: “senhor, eu quero...é...acho que é... uma média, isso, mais um pão com manteiga e uma coxinha da vitrine, daquela bem grandona .

Imediatamente um “garçon” todo paramentado-que até destoava do cenário-veio lá de dentro do local das mesas escondidas lá no fundo e me explicou: “senhora, imagine, sente-se primeiramente que nós faremos seu pedido, teremos o maior prazer de melhor atendê-la ali".

Expliquei-lhe laconicamente que o meu pedido era simples, algo “para viagem”, já que observei que , lá fora, o meu personagem faminto mantinha postura erecta, qual guarda supina, paralisado ali na calçada, sem esbarrar na entrada do estabelecimento comercial.

Decerto que já conhecia a dinâmica oculta daquele “entorno” insensível às surrealidades das "calçadas humanas".

Ali,como num flash fotográfico, eu já entendera tudo...mas ainda haveria algo para concluir e entender melhor...

Enquanto o “barman” me servia o “café com leite” no balcão, o caixa olhou para a porta e lhe sinalizou algo, a lhe informar que eu havia pago a porção a menor , “uma média”(aprendi ali sobre sua porção), então, imediatamente o “barman” desprezou o excesso da bebida do copo grande “num dedo” dum copinho descartável a parte.

Eu, consternada, lhe indaguei: ” mas o senhor vai jogar fora esse café com leite que retirou do copão?

Ele respondeu: “não, a senhora pode beber se quiser!”.

Assim, peguei o copinho, abri o copão, lhe devolvi o conteúdo retirado, catei o saco com o pão e a coxinha e sai dali correndo...antes que o egoísmo humano me contaminasse sem me fazer concluir que, bem antes duma sociedade degenerar por completo em meio às nossas ruas civilizatórias, somos cada um de nós que degeneramos como seres humanos, nas nossas internas e escuras rotas sem rumo.

Talvez aquele homem das latinhas nunca saiba da grande lição que me protagonizou no meu pleno aniversário de sampista: o preço cotado na "bolsa de VALORES da vida", sobre o quanto vale cada um de nós.

À ele eu agradeço por esse meu presente: uma “crônica-fotográfica” dele... direto e reto para o mundo- esse nosso!- hoje sem “ pateo” , sem pão e... sem coração.

Uma cena a justificar a sucata de nossa tamanha aflição.