FLAMBOYANT

Escolhemos este lugar. Este condomínio para viver. Não foi por acaso.

Aqui viemos e plantamos frutíferas, flores, muitas flores, árvores para sombras. Canafístulas, ipês, bananeiras, araucárias, timbaúvas, ingazeiros, laranjeiras, bergamoteiras, araticuns, grápias, flamboyants, figueiras, pessegueiros, parreiras, pitangueiras. As camélias e as flores mimosas.

E os jasmins espalhando perfumes pelo ar, trazem tantas lembranças.

Dar tempo ao tempo. Saber que há hora de plantar e hora de colher. Paciência é uma grande virtude que a natureza esbanja na nossa volta.

Festejamos luas cheias, cheias de luz. Fazemos fogueiras e comemoramos amizades. Desfrutamos pizzas, outros pratos, outros planos. Bebemos nossas alegrias para confraternizar, cervejas, vinhos, chás, sucos, chimarrão, água fresca. Alegrias fulgazes. Momentos felizes, que sobrevivem para contar para novos vizinhos, novos amigos que estão chegando.

As aracuãs nos visitam e fazem estardalhaço ao nos acordar ou encher o papo, sempre famintas. As saracuras vizinhas, peraltas passeiam por aí e cantam chamando chuva. Os sábias, ah os sabiás, como cantam! Gorjeiam namoros e fazem ninhos. As rolinhas e seus passinhos ligeiros na areia, curruiras, canários, tico-ticos, beija-flores, todos nos encantam. Estão por aí, entre flores, ramos e cheiros. Ainda tem os ben-te-vis tagarelas.

Temos também os lagartos, que moram nos drenos. Se escondem no inverno e aparecem famintos na primavera. Vem lagartear ao sol, estes nossos ariscos parceiros.

Há poucos dias confraternizamos e, era mesmo urgente “um carinho na sede”, que está precisando de calor humano. Foi muito bom. Sensacional!

No sábado o sol se pondo foi demais! Lindo! Maravilhoso! Derramou poesia e cores no horizonte, lá na outra margem do rio.

Eu ia esquecendo: o flamboyant floriu. Flores rouges!

Plantamos e estamos colhendo. Desejo grandes encontros em 2017!