BOA VIAGEM!!!

Viajar é bom demais, não é, mesmo ? Nada como conhecer outros lugares, outras culturas, pessoas e costumes. É mesmo fascinante. Mas muitas vezes, o problema pode estar no antes e no depois do avião. Sim, pensemos numa viagem curta, por exemplo, de no máximo uma hora e meia, feita de avião. Ok, para uma viagem ainda mais interessante, digamos que você esteja em uma cidade do interior e tenha que pegar seu avião no centro de uma grande metrópole. Beleza, afinal, viajar de avião é rápido e confortável... Bem, para começar, levaremos mais ou menos, já com uma margem para eventuais atrasos, digamos que, umas quatro horas, do ponto de partida até a grande cidade, se tudo der certo. Pois temos que chegar ao aeroporto, com pelo menos, uma hora de antecedência. Contabilizando, até aqui, teremos, na pior das hipóteses, juntamente com todo o poder do seu pensamento positivo, quatro horas e meia, antes do avião. Mas que pena, hoje, infelizmente, não é seu dia de sorte... Parada para pedágios, trânsito congestionado, obras em todos os cantos, caminhos desviados e paciência zerando. Não há de ser nada, sigamos. Já na grande cidade, uma hora e cinquenta minutos, até o aeroporto. Temos então, até agora, cinco horas e vinte minutos. Mas tudo bem, chegamos com uma certa antecedência. Conseguimos devolver o carro alugado, agora é só aguardar o voo que, certamente, estará no horário previsto. Poxa, tempo nublado, aeroporto lotado, voo atrasado. Se você já adiantou o check in, melhor, menos fila vai pegar. Mas se precisa despachar a mala, não terá sido tão vantajoso, assim. Aliás, hoje em dia, quase todo o procedimento de embarque é feito by yourself, sim, é feito por você mesmo. Desde o chek in até a pesagem das malas... é tudo self. Qualquer dia desses, estaremos operando o próprio apêndice. Ok. Todo o procedimento de embarque realizado, aguardemos a chamada. Porém, tenha bastante atenção, pois o portão do seu embarque pode mudar a qualquer minuto sem nenhum aviso prévio. Esteja atento aos avisos sonoros. Pobre daqueles com algum tipo de deficiência auditiva, a voz que chega até nossos ouvidos parece um amontoado de fonemas abertos ou fechados sem sentido algum. Melhor confirmar no telão. É, claro. Portão trocado. Não se aflija, basta pegar a escada rolante que quase sempre fica a apenas um quilômetro de distância e lá, estará você, no seu devido lugar. Por favor, senhores, cada um na sua fila.Portadores de deficiência, gestantes, idosos, primeiramente. Grupo 1, grupo 2, grupo 3... Faltou o grupo dos cansados estressados e de saco cheio. Portões abertos, mas antes, um passeio de ônibus que o deixará na porta do avião. Até agora, sete horas e cinquenta, em trânsito, mais ou menos... Isso, sem falar nos cancelamentos, conexões, escalas, etc... Finalmente, todos à porta do avião, prontos para subir e ocupar seus devidos lugares. Somam-se agora, oito horas e trinta, antes do voo. Maravilha! Já, dentro da aeronave, será tudo lindo e maravilhoso. Pronto, acabaram-se os problemas. Iremos todos confortavelmente sentados nos nossos devidos lugares, apreciando o que de melhor tem a natureza para nos oferecer. Lindas paisagens desenhadas nas brancas nuvens iluminadas pelos raios do sol ou do luar. Bem que poderia ser assim... A indústria aeronáutica deveria se dar conta de que tudo nesse mundo muda, evolui, cresce, assim como o seu faturamento. O corpo humano se modifica e hoje temos gerações que já superaram e muito, em altura e peso, o biotipo dos seus pais. Mas, não. As aeronaves insistem em manter suas poltronas e espaços físicos projetados para pessoas desnutridas e raquíticas. Respire fundo antes de sentar, porque dependendo do tamanho de quem sentar ao seu lado, o seu ar será reduzido à metade. Isso,sem falar na dificuldade de apoiar os seus dois braços. Sim, combine com seu companheiro de viagem de quem será o apoio para os braços. Você só tem direito a um braço da cadeira. Escolha qual dos seus braços será apoiado, o direito ou esquerdo e guarde o outro onde achar melhor... Mas não fique triste. Tudo nessa vida tem seu lado bom. E o lanchinho será servido logo, logo. Delícia!!! É chegada a hora do tão aguardado serviço de bordo com suas gostosuras... Oba!! Mesinhas abertas e começa a distribuição. Água, água, água e água. Nossa, quanta gente com sede nesse voo. Ahh mas não é só água... temos também um saboroso snack, natural, integral que certamente, irá saciar por toda a viagem a sua fome. Não sei, deve haver uma combinação do biscoitinho com a água que faça matar por completo a fome dos mortais. Talvez, a água faça com que as fibras dos tais biscoitinhos fiquem infladas, ocupando, assim, boa parte do estômago. Desse modo, caberemos sem esforço em suas poltronas, para sempre. E, finalmente, é hora de pousar. Quantas horas? Já perdi a conta. Se contarmos o tempo do aeroporto até em casa, deveremos ter, aproximadamente, umas onze horas mais ou menos, viajando... Mas tudo bem, de avião é rapidinho... apertem os cintos!!!

Elenice Bastos.