TRATE BEM O SEU COLEGA DE TRABALHO E AS DEMAIS PESSOAS PROXIMAS DE VOCÊ !

TRATE BEM O SEU COLEGA DE TRABALHO

Por: JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

TRATE BEM O SEU COLEGA DE TRABALHO E AS DEMAIS PESSOAS PROXIMAS DE VOCÊ

Existem pessoas de "cabeças pequenas" que não pensam duas vezes antes de sacanear ou prejudicar o próximo detratando, fuxicando, delatando e até jurando falsos testemunhos é comum que ajam assim como se tivesse sido sem querer e com as carinhas mais cínicas do mundo. Lhe tratam bem pela frente, mas pelas costas lhe apunhalam.

Pessoas assim, eu as considero como fracassadas e dotadas de preguiça mental e física ou seja; Não faz e nem deixa você fazer porque não sabem fazer e sentem inveja de você.

Aconteceu um caso em uma empresa, cujo funcionário era chefe de setor, ambicioso e puxa-sacos, queria crescer mais na empresa para a qual trabalhava, e também fazer média com o patrão, cheio de defeitos mas apontando defeitos alheios pelas costas. Mas,para tal, haveria de enfrentar um grande problema. Esse colega de trabalho que ele adorava apontar ou pegar no pé, era muito trabalhador, e fazia tudo que lhe pediam.

Ele era realmente bom no que fazia e resolvia. Assim, suas atitudes de derrotar o colega, eram frustradas e não daria para fazer média e nem chamar a atenção do patrão. Até as tentativas de agradar o mesmo simplesmente não davam certo e ele se desesperava.

Quase de forma inconsciente, esse "chefe", começou a aproveitar as raras oportunidades que tinha para criticar o colega talentoso e leva-las a sala do patrão. Apesar de este não vacilar muito com frequência e executar sempre o seu trabalho, inclusive pedido por ele o "chefe". Mas ele ambicioso e falso, sempre raspava o tacho e encontrava algum motivo para falar pelas costas as vezes até de forma precipitada. Até que um dia conseguiu o que queria e o seu colega foi demitido e ele que não gostava do colega, ficou feliz da vida.

Porém dois anos depois, a empresa passou por problemas financeiros, foi vendida para um grupo de empresários, e o "chefe" ambicioso acabou ficando sem emprego. Rapidamente, começou a mandar currículos para muitas empresas.

Mesmo com a idade aceita por qualquer empresa, ninguém lhe dava retorno sequer.

Decidiu então recorrer às pessoas que conhecia, mas estas não o ajudaram, porque

já sabiam de sua falta de ética e má índole e carater.

Um dia, uma empresa de grande porte ligou e o chamou para uma entrevista. Ele foi contente. Ao chegar no local indicado, ficou surpreso: O entrevistador era o seu antigo colega que havia prejudicado no passado. Na mesma hora, soube que suas chances de conseguir o emprego eram pequenas.

Então, na mesma da hora, ele abaixou a cabeça, deu meia volta e foi embora arrasado.

Você mesmo já deve ter escutado algo parecido. Muitas pessoas não pensam duas vezes antes de prejudicar colegas de trabalho, apontando seus erros e apunhalando pelas costas e é comum que ajam como se tivesse sido "sem querer", como se não tivessem imaginado antes as consequências de seus atos.

Pessoas com visão de Deus dizem que nunca podemos prejudicar o próximo.

É certo que isso voltará para nós mesmos de alguma forma, cedo ou tarde.

Na carreira, o fato é que as consequências dos passos em falso surgem mais tarde.

O mercado é pequeno e a vida dá voltas, e o homem é aquilo que ele faz o dia inteiro.

Aproveitando o momento, confira seis motivos apontados por uma consultora para não prejudicar colegas de trabalho:

O mercado é pequeno e todo mundo se conhece. Se você prejudica alguém, pode

ter certeza de que a pessoa prejudicada saberá e contará para seus amigos, que,

por sua vez, contarão para seus amigos e assim por diante. O networking de

quem deu um passo em falso fica comprometido;

Uma empresa na minha visão, é como um corpo e funcionários são como membros e orgãos.

Então, pode um dedo viver sem sua unha ou uma perna viver sem o pé? É claro que não então uma empresa é mais ou menos assim todos devem trabalhar em harmonia para que esse corpo esteja bem.

1.

A vida dá voltas. Seu estagiário pode virar seu chefe amanhã. Aquele colega de

trabalho do qual você não gosta pode te dar um emprego amanhã ou não. Nunca se

sabe o que irá acontecer;

2.

Fazer fofoca e criticar terceiros, apontar falhas, no lugar de reconhecer os próprios erros, é uma forma de esconder a incompetência. É muito mais fácil criticar os outros do que a si próprio. Além disso, o foco deve ser no trabalho e nos negócios, nunca nas fofocas

3.

Quem tenta prejudicar colegas de trabalho, mesmo que finja ser "sem querer",

fica com uma imagem negativa junto aos integrantes da equipe e também ao

chefe. No trabalho, ninguém é obrigado a gostar de ninguém, mas todos devem

ser respeitados. Agir com ética e compreender como os demais funcionam é essencial;

4.

Fazer críticas às pessoas pelas costas e agir de forma a prejudicá-las toma

tempo. Um tempo que poderia ter sido dedicado ao trabalho, à perseguição de

metas. Enfim, trata-se de um atraso para a carreira.

5.

Não tenha medo de passar seus conhecimentos para seu colega novato. Quem ensina, aprende duas vêzes mais.

Ele pode até ocupar o seu lugar mas você poderá ocupar um novo lugar e bem melhor

dentro da empresa. Ou seja, você será promovido.

6.

Pense nisso !!

JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

jjsound45@gmail.com

jjsound51@r7.com

José Joaquim Santos Silva
Enviado por José Joaquim Santos Silva em 24/01/2017
Código do texto: T5891794
Classificação de conteúdo: seguro