UM MINUTO A MAIS EM CAPÃO
A manhã é nublada, o sol não consegue irromper. Houve um pouco de garoa está noite, bem na virada. A praia, ainda deserta, apresenta resquícios, ou mais que sinais da festa de véspera. Garrafas jogadas, copos de papel, marcas de pneus de carro na areia, sujeira espalhada por tudo. Das guaritas dos seguranças, dos salva-vidas, apenas 3 reconstruídas. A ressaca foi grande, destruiu-as. Desmanchou parte do calçadão, sendo que, as marcas ainda estão aí.
Vamos caminhando devagar, debruando a orla. Ora molhando os pés, ora na areia fofa. Ponho-me a pensar, olhando conchas na franja d’água, sou meio antigo, e bota meio nisso, e se alguém, algum tempo atrás, lançou uma garrafa com mensagem lá na África, e agora, justamente agora, a garrafa com a mensagem vem dar aqui, bem aqui na minha frente na praia? Seria uma bela maneira de iniciar 2017, e, quem sabe, obter a mensagem para este ano, esta empreitada.
O que sei, o o noticiário mostrou, é que 2016 teve um minuto, vejam bem UM minuto a mais! Claro, nossos relógios não registraram, isso é coisa para cientistas, astrônomos, físicos interessados. Sim senhores, acreditem, além de tudo 2016 teve ainda um minuto a mais aqui em Capão da Canoa e em todos os lugares do mundo. Logo 2016, um ano para esquecer, para descartar, para jogar no mar e que ele leve para bem longe. Esse ano que não passava, em que tudo acontecia, 2016 não cessava nunca, senhores e senhoras, foi longo para além da conta.
Mas, voltando a caminhada, mal penso na garrafa e na mensagem, não é que surge uma garrafa na borda da onda morrendo na areia. Que coisa gente, esse 2017 vai ser realmente surpreendente. Pelo menos assim está começando comigo aqui na praia.
Abaixo-me, apanho a garrafa, e, surpresa: Uma garrafa de cerveja vazia, descartada por alguém na virada de 2016 para 2017.
Decepcionado me recomponho, tento entender. Onde está a mensagem? Qual a mensagem?
Será preciso elucubrar muito.?
É evidente, essa é mensagem! Tudo está claro!
Espero, sinceramente, que 2017 não tenha um minuto a mais!
.
Capão da Canoa, 1º de janeiro de 2017.
Jorge Luiz Bledow