TRUMP - DOS CASINOS AOS JOGOS DE PODER

O recém-eleito presidente dos EUA, DONALD TRUMP, 70 anos, três casamentos e cinco filhos, considera-se um self-made man, uma designação tão querida pelo típico americano. Também se considera um gestor de exceção, esquecendo que graças a ele Atlantic City, o paraíso do jogo da costa este dos EUA, se transformou numa cidade quase fantasma, com os seus casinos na bancarrota e milhares de desempregados.

As suas afirmações bombásticas em campanha, a forma como encara as mulheres e os direitos humanos, numa postura racista, xenófoba e altamente conservadora, não augura nada de bom para a sua futura gestão do maior e mais poderoso país do mundo. Essa postura é altamente perigosa sobretudo tendo em conta que o arsenal atómico que os EUA detêm é mais do suficiente para destruir completamente o planeta.

Eis algumas das suas ideias, que pontuam o seu carácter e também expressam uma personalidade contraditória e volúvel:

Americanos de origem árabe comemoraram os ataques de 11 de Setembro

Trump fez reiteradas declarações afirmando que, em 11 de setembro de 2001, milhares de americanos de origem árabe celebraram em Nova Jersey os ataques aéreos às torres gémeas em Nova Iorque. No entanto, não há nenhum registo que comprove as afirmações de Trump.

Mesquitas nos EUA deveriam ser vigiadas

Trump acredita que os muçulmanos devem ser vigiados e alvo de leis anti-terrorismo. Em relação ao tema, ele voltou atrás em alguns pontos como, por exemplo, na posição de manter um banco de dados de todos os muçulmanos nos EUA.

Mulheres devem ser julgadas pela aparência

Um vídeo de 2005 exibiu Trump fazendo comentários obscenos e misóginos sobre mulheres e provocou numerosas alegações de assédio sexual contra ele. Num comício, ele sugeriu que uma dessas mulheres que o acusou não era atraente o suficiente para ser assediada.

Idade limite para mulheres é 35 anos

Num áudio divulgado pela rede CNN, no qual Trump comenta o corpo de suas próprias filhas e sobre namorar mulheres mais jovens, ele diz que 30 anos é a "idade perfeita" para elas - e que, ao completarem 35 anos, devem "sair de cena".

EUA deveriam usar afogamento como método de interrogatório

Trump defendeu métodos de interrogatório controversos e bastante criticados, como afogamento, na luta contra o grupo auto-denominado Estado Islâmico.

Deve ser erguido um muro enorme entre EUA e México (e os mexicanos devem pagar por ele)

Trump defende construir um muro separando os EUA e o México. Durante a campanha, ele sugeriu que os mexicanos que vêm para os EUA são criminosos. "Eles estão trazendo drogas, cometendo crimes. E eles são estupradores.” Um muro na fronteira, segundo ele, não só evitaria a entrada de latinos sem visto, como também a de imigrantes sírios.

Os cerca de 11 milhões de imigrantes ilegais devem ser deportados.

Estima-se que 11 milhões de ilegais estejam vivendo nos EUA - e, para Trump, todos deveriam ser deportados. Apesar das críticas de que tal medida seja xenófoba e cara - a BBC estima que custaria 114 biliões de dólares - o republicano diz que seu plano de deportação em massa é viável.

Além disso, afirma, suas reformas para a imigração iriam acabar com a cidadania concedida aos filhos de imigrantes ilegais que nasceram em solo americano. Ele não apoia nenhum tipo de caminho para legalizar a situação de trabalhadores sem documentos.

Muçulmanos não devem ser aceites nos EUA

Mais tarde voltou atrás e passou a defender aumentar as exigências para quem quer imigrar para os Estados Unidos.

EUA deveriam investir no tratamento da saúde mental para evitar assassinatos em massa

Trump afirma não acreditar que um maior controle de armas seja a resposta para prevenir assassinatos em massa. Num documento no qual se posicionou favorável ao direito de portar armas de fogo, o republicano revelou que ele próprio tem uma licença. Trump também se opõe ampliar a verificação de antecedentes criminais antes de autorizar venda e porte de armas.

Estatísticas de desemprego nos EUA estão equivocadas

Trump tem dito repetidamente que o desemprego é de 20% - uma vez chegou a citar a taxa de 42%. No entanto, o órgão que contabiliza o número de pessoas sem trabalho nos EUA calcula que a taxa seja de 5,1%.

O seu patrimônio líquido pessoal é de 10 biliões de dólares.

Baseada em 92 páginas de dados sobre o património pessoal de Donald Trump, a Bloomberg calculou que os bens do magnata valem cerca de 2,9 biliões. Para a Forbes, valem 4 biliões. Em resposta, Trump insistiu em um comunicado de imprensa que seu património vale "mais de 10 biliões".

Por mais de uma vez disse que "auto financiou" a própria campanha e descreveu seu início no mundo dos negócios como um "pequeno empréstimo de um milhão de dólares" de seu pai.

Obamacare é um "desastre"

Trump diz ser favorável à revogação do programa de saúde criado pelo presidente Barack Obama, que tem como objetivo ampliar o número de americanos atendidos por planos de saúde.

Aquecimento global é balela

Enquanto diz acreditar que manter ar e água limpos é importante, Trump afirma que o fenómeno da mudança climática é uma notícia falsa. Para ele, as exigências ambientais sobre empresas torna-as menos competitivas no mercado global.

Tóquio e Seul devem construir arsenais nucleares

Para Trump, o Japão e Coreia do Sul não deveriam esperar tanto dos EUA e se beneficiariam se tivessem suas próprias armas nucleares.

Uma guerra nuclear entre o Japão e a Coreia do Norte, nas palavras de Trump, pode ser "terrível", mas seria "muito rápida".

A NATO é uma trapaça

Hillary Clinton é uma criminosa

Trump, por mais de uma vez, afirmou que sua adversária, a democrata Clinton, cometeu crimes.

Ele acusou-a de ter subornado a advogada-geral dos EUA Loretta Lynch com a promessa de manter o emprego dela caso fosse eleita presidente e se escapasse da acusação do uso de correio electrónico privado quando era secretária de Estado. Em um dos debates, chegou a dizer que ela "estaria presa" se ele fosse presidente.

Em seu discurso da vitória, porém, ele elogiou a adversária. Disse que Hillary "lutou muito" durante a campanha e que os americanos, incluindo ele, tem uma "dívida de gratidão" com ela pelos anos de serviços prestados ao país.

Como conclusão, aponto o facto de Trump ter fraca memória: Sendo xenófobo assumido, esquece a história do seu próprio país. Os verdadeiros americanos, os índios, vivem em reservas. Os outros, americanos por tradição, descendem de vários países e todos os seus antepassados foram emigrantes…

Fontes:

Google (norte-americana), revistas e jornais internacionais entre outros meios de comunicação fidedignos.

Ferreira Estêvão
Enviado por Ferreira Estêvão em 18/01/2017
Reeditado em 18/01/2017
Código do texto: T5885692
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.