A REFAVELA QUE NUNCA SERÁ BELA !!

Por: JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

Povo com o Egito nas suas vidas !!

Ela existe, ela está presente no nosso dia a dia, ela a "Refavela" e não é bela. Mas, muita gente pergunta; Como a refavela se manifesta? Como ela se mostra e como combate-la?

Bem; existem muitas vertentes de coisas e hábitos bons ou ruins, os amigos do e colegas escritores que são inteligentes e "cobras criadas", entenderão minha colocação e meu ponto de vista lógico.

Vamos primeiramente falar um pouco de favelas, que são na realidade locais de moradias criados de maneira desorganizadas, que não compatíveis com os desejos dos moradores, sem a mínima condição para gente viver bem. São locais simplórios muitas das vêzes sem a mínima infraestrutura no tocante referendado às tubulações de água e esgoto, e instalações elétricas que são direitos primários para que o cidadão dê um ponta pé inicial, tocando assim a sua vida para a frente.

Muito embora a maioria poco saiba sôbre esses "benesses", mas eles existem e deveriam serem direcionados às classes menos favorecida. Ah!, Também quero dizer, que as favelas são minas de votos, onde políticos espertalhões prometedores, mentirosos e em algumas raríssimas vêzes quando concedem algum favor, este vem acompanhado de procastinações.

As favelas também recebem com muita festa e puxasaquismo os políticos "Copa do Mundo".

Aquele que só aparece de quatro em quatro anos para aplicar o "171" nos moradores oferecendo dentaduras de graça, uma camada bem tênue de asfalto tipo Sonrisal em alguma ladeira ou em alguma viela e arrecada uma porção de votos. Fácil não? É aí meus caros amigos que ela nasce "A Refavela".

Porque a cada eleição, candidatos a cargos no Poder Executivo sempre prometem amenizar o

problema "mor" de moradias no país: Erguerão conjuntos habitacionais, subsidiarão a

aquisição de imóveis que apresentarão rachaduras futuramente, promoverão a reurbanização de favelas, guetos e cortiços.

Poucas palavras, contudo, e um número ainda menor de ações se reservam para

lidar com as forças que empurraram populações para habitações irregulares e loteamentos ilegais. Daí a frequência com que beneficiários dessas melhorias retornam às suas origens

É o que acontece lá pelas bandas de São Paulo o maior cortiço do país. Os moradores da favela Nova Jaguaré que o digam.

Sem manutenção adequada, os prédios já se deterioram antes mesmo do fim do mandato do espertalhão.

O povo não tem jeito mesmo porque mesmo eles já saidos do Egito, trouxeram o Egito em suas vidas, como por exemplo:

Sabe,quando a gente lava roupa e as põe pra secar ao sol? Esses varais logo nas janelas são, considerados sinais de pobreza.

Significa que você não tem um secador de roupas, e não que você liga pra ecologia e quer gastar menos eletricidade, por isso não usa secador. Não tô falando de colocar roupa pra secar em varais pendurados em janela de apartamento. Aí sim pode lembrar

cortiço, e a água cai no apê de baixo, atiram-se sacos de lixo na mata situada ao fundo do apartamento, sambão, churrasco, bebedeiras, drogas e batucadas até altas horas.

Assim, parte das pessoas que moram em subúrbios e nesses apartamentos padronizados, aquele que não se pode alugar para terceiro, nem mudar nem a pintura ou modelo do mesmo, ou em casas pré moldadas. O Brasil está cheio de associações, em vários bairros e cidades, que não permitem o uso de varais nas janelas dos "apês". A justificativa é que isso é coisa de pobre e que desvaloriza a vizinhança inteira. E também que,

imagina, você vai colocar cuecas e calcinhas e sutiãs velhos na sua janela da frente de cara para o sol? E se os filhos do vizinho virem suas peças íntimas? E se estiverem manchadas ou furadas pode traumatizá-los pro resto da vida! Não é mesmo?

E o que dizer das fralda descartável recém trocada na boca de um vira-lata faminto propriedade de um dos moradores daquela comunidade?

Aqui mesmo em Salvador mesmo, em algumas avenidas por onde passo no vale do Bonocô, por sinal aquela área é campeã em assaltos a coletivos.

Meliantes saltam por ali e desaparecem que nem Mandrake e parece que a polícia nem se envolve. Av Frederico Pontes e Bonocô, vejo muitos prédios feios com telhado de Eternit e alguns cada vez menores ou simplesmente mal contruídos não sei se pelo programa "Minha casa minha vida" do "PT" (Partido das Trevas) ou de invasão, algumas familias, aqueles que chamamos de "sem teto" sabem?

Estão por lá e cultivando o costume de estender roupas na varanda de seus apertamentos... Mas isso é super mal visto e proíbido pelo regulamento de muitos condomínios. Pois "enfeia" a fachada do prédio, e descaracteriza os mesmos.

É povão andando sem camisa prá cima e prá baixo, falando palavrôes, jogatinas, Chevettes, Monzas e Fusquinhas com seus sons bem altos e distorcidos tocando Pablo e outras.

Pois é meus amigos a Refavela me lembra muito o povo Hebreu.

Deus os enviou um senhor libertador chamado "Moisés" que os livrou das malígnas garras do faraó Ramsés.

E assim os Hebreus sairam do Egito, mas levaram consigo o Egito em suas costas e em suas vidas.

É o caso dos favelados que saem dos barracos para morarem nos apertamentos populares da vida, ou das casas do ilusório programa minha casa minha vida.

Mesmo morando mais dignamente, trazem consigo seus feios maus costumes.

Em outras palavras; A prefeitura manda limpar com escavadeiras e algumas viagens de caçambas, porém o povo suja, misturando lixo com entulho, resto de construções. Depois os prefeitos e governadores levam a culpa e são amaldiçoados por eles.

Vá lá entender !!!

JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

jjsound45@gmail.com

jjsound51@r7.com

José Joaquim Santos Silva
Enviado por José Joaquim Santos Silva em 17/01/2017
Código do texto: T5885023
Classificação de conteúdo: seguro