A terceira violinista
A terceira violinista, a partir da esquerda, sorri e agradece os aplausos. Ela pensa:
- Também são para mim.
Toca com rigor e extrema atenção. Toca com exatidão; sabe que qualquer deslize prejudicaria o espetáculo como um todo.
Concentrada na partitura e ao comando do pianista, que comanda a orquestra com meneios de cabeça e um ou outro olhar mais severo para o baterista, que em rebeldia inútil "brinca" com o baixista e invariavelmente erra, sem saber que será demitido por isso e pelo constante desleixo com tudo o mais, e mais importante: não percebe a terceira violinista.
A terceira violinista, porém, está atenta ao maestro e a tudo;e não deixa, aliás, de prestar atenção na grande cantora que revela, pela terceira vez essa semana, a infância difícil, a luta para gravar, a verdade que está em cada uma das canções. Muitas palmas. A terceira violinista não se interessa, entretanto, por nada disso:
- Isso não é comigo.
Findo o show, dois bis, mas sem violinos, á capela. Já no lugar reservado aos músicos da orquestra, lugar quase mofado, (cuidado com os fios desencapados), a terceira violinista, traços quase orientais, filha de alagoanos, quatro horas de Maceió, agora Pirituba, uma hora do Centro de São Paulo; amanhã ás sete escola de música, guinchos e estalidos, notas para os alunos, notas fora da pauta, pouco dinheiro, talvez Uber, mais certo Bus; almoço no quilo, difícil emagrecer; sorvete? o grupo da família, o grupo da orquestra, outro grupo; outra apresentação, a caixa do violino precisa ser encerada; e o namorado? quando casa? não pensa em ter filhos? música não dá dinheiro, música não dá dinheiro? música não dá dinheiro! música não dá nada pra mim, sucesso é para quem merece, quem quer saber de sucesso? nunca namoraria um flautista, talvez o baterista? jamais vou voltar para Alagoas, o ano que vem... talvez mude para o Centro, talvez arrume o armário, um novo violino, isso! devo mudar o corte de cabelo? devo e não nego; nunca mais tocarei essa música, cada coisa que me acontece...amanhã tudo de novo.
Terceiro bis, todos voltam ao palco.
Palmas.
A terceira violinista a partir da esquerda, poderia ser a quinta ou a oitava, agradece, sorri, sabe que é com ela.