A depressão de aniversário (14 - 01-2017)

Talvez muita gente não compreenda, mas há várias pessoas que se sentem infelizes no dia do seu aniversário e, se pudessem escolher, sumiriam para escapar dos abraços e desejos de "Parabéns" e "Feliz Aniversário". Como não podem sumir, enfrentam a tortura de fingir uma felicidade que não sentem e o risco de parecerem egoístas por estarem mal-humoradas no dia em que todos lhes dispensam atenções e dão presentes.

Por que tantos se encontram infelizes e depressivos no dia em que completam anos? Para eles, este deixou de ser um dia especial, passando a significar apenas que ficaram mais velhos, e eles adorariam (se possível) que tal dia passasse em branco, ficando muito angustiados quando alguém vem parabenizá-los. Seria ótimo se tornar invisível para escapar da atenção, que chega a ser insuportável.

Ficar mais velho é inevitável. Todos nós teremos que sentir a passagem do tempo. Mas qual a razão que leva essas pessoas a sofrerem a "depressão de aniversário"? Talvez seja o fato de que, ao pensarem que estão ficando mais velhas, elas façam um balanço entre a vida que vivem e a que sonhavam viver, concluindo que não têm razões para comemorar o fato de estarem fazendo anos. Na verdade, estas pessoas estão insatisfeitas com a suas vidas como um todo e o ódio que sentem pelo dia do próprio aniversário é apenas um aspecto da infelicidade que sentem.