SEMENTE CENTENÁRIA 4ª PARTE

ATA DA FUNDAÇÃO DA ESCOLA MARIA GUERRA

-Termo de instalação... Aos quinze dias do mês de março de 1917, presente o presidente da câmara Municipal de Bom Despacho, SR DR. Pedro de Paula Gontijo, foi instalada a escola mista municipal no povoado do Engenho, distrito da Vila de Bom Despacho, regida pela professora dona Maria Guerra Campos. Antes desse ato o padre José Gonçalves Remédio celebrou missa e benzeu a casa escolar, sendo paraninfos: Guilhermino Rodrigues da Costa e Vital Pio da Fonseca. Padre José Remédio fez uma bela prática alusiva ao ato, extraída de uma parábola evangélica. Em seguida o Sr presidente da câmara disse algumas palavras conceituando aos Srs. pais de famílias a auxiliarem a professora da escola, mostrando em termos claros a responsabilidades dos pais na formação do caráter e na inteligência de seus filhos; que a professora era, portanto uma colaboradora divina na formação da sociedade. Estiveram presentes às solenidades: padre José Gonçalves Remédio, vigário da paróquia; Pedro de Paula Gontijo presidente da câmara; Salatiel de Melo diretor da escola. Sujismundo Marques Gontijo juiz de paz; Antonio Guerra da Silva suplente de juiz Federal; Vicente Martins Ferreira, fiscal municipal; Gervique Jose da Silva; Martinho Fidelis Teixeira; Fidelis Teixeira Campos; Vital Pio da Fonseca; Guilhermino Rodrigues da Costa e quase a totalidade dos moradores do Engenho, constituída de suas famílias e a respectiva professora Maria Guerra Campos. Findo o ato o presidente da câmara ergueu um viva ao Sr. Dr. Américo Lopes e a outros políticos de destaque na instituição partidária. Em seguida nessa mesma data procederam-se as primeiras matrículas encerrando-as com o número de 38 alunos. Para constar lavrou-se esta  ata que foi lida e aprovada por 59 pessoas que assinaram, sendo as autoridades acima citadas, o povo que se fez presente.
Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 14/01/2017
Reeditado em 14/01/2017
Código do texto: T5881624
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.