Americanos, só os do Norte?

Se o continente americano é formado pelas três Américas, a do Norte, a Central e a do Sul, esta última onde está o Brasil, é evidente que todos nós somos americanos. Entretanto, convencionou-se que americanos são apenas o do Norte, ou mais especificamente os dos Estados Unidos. Nem quero aqui questionar as razões, se econômicas ou culturais. O certo é que o brasileiro prefere o turismo europeu ao americano do Norte. E o Velho Mundo, sendo outro continente, está mais aberto para nós. Aceita nosso passaporte com dispensa do visto. Enquanto isso, nossos quase compatriotas do mesmo continente nos impõem barreiras. O presidente Barack Obama, prestes a deixar o comando daquela nação, ainda chegou a cogitar a dispensa do visto, considerando que o brasileiro é o turista que mais rende divisas àquele país. E agora, com Donald Trump, a tendência é afrouxar ou apertar o cerco?

Na condição de modesto turista, já visitei alguns dos principais países da Europa e da América do Sul, mas ainda não pisei o solo norte americano. Quero lá chegar com os votos de “boas vindas” e não como um intruso indesejado. Afinal, sou ou não sou também americano?

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 13/01/2017
Código do texto: T5881264
Classificação de conteúdo: seguro