O que acontece com os relacionamentos depois de um tempo? De repente o casal não se entende mais! De repente, um não tem mais paciência com o outro; não se escutam, apenas ouvem tudo atravessado; não se enxergam, apenas veem-se em borrões e manchas escuras; o que era antes um prazer, agora é pura tormenta. Alguma coisa aconteceu! Se a paixão esvaeceu e o amor se escondeu, alguma coisa aconteceu.
     Em primeiro lugar, o casal tem culpa sim! A responsabilidade por tudo que acontece à relação é do próprio casal. Tanto homem quanto mulher precisam estar de mãos dadas verdadeiramente; respeitarem-se na palavra, no afeto, nos cuidados, nas decisões, nos momentos de ceder. Não existe quem manda, não existe quem tem razão; o que existe é um meio termo acertado entre ambos, sem discussão, para que a rotina, ou a fuga dela, seja desenvolvida.
     Em segundo lugar, o relacionamento para dar certo tem que ser encarado como uma horta. Tem que ser regado com palavras de afeto; fertilizado com surpresas grandes ou pequenas(ao menos um pequeno mimo como comprar uma fruta que o outra gosta no mercado, um bombom para melhorar a TPM da esposa, um whatsapp contendo EU TE AMO e BOM DIA que seja); sofrer as podas regulares para que nada vire as tradicionais bolas de neve (entenda isso como as DRs para acertar os pequenos desequilíbrios da relação que surgem em virtude da rotina); e também as colheitas que nada mais são que as comemorações íntimas do casal que JAMAIS devem passar em branco (e veja bem aqui, a responsabilidade de lembrar é do homem sim!).
     Por fim, em terceiro lugar, deve-se ter a consciência de que homem e mulher devem conservar suas identidades e seus espaços, ambos devem ter suas atividades, seus amigos individuais, suas redes sociais privadas e conservar sua individualidade, contudo sem esquecer de que ao formar um casal suas rotinas são alteradas completamente; é como misturar o café com o leite, ambos se misturam, sem desaparecer por completo, para dar espaço ao tradicional mesclado. Não é mais possível obter-se somente o café ou somente o leite, o que dá para fazer é dividir a mistura em dois copos e completá-los, cada um com o seu  complemento original, ou seja, o primeiro copo apenas com café e o segundo apenas com leite, e mesmo assim, ambos conservarão resquícios de seus relacionamentos anteriores, isso se chama experiência. Assim como não é possível deixar de ser a si mesmo quando se casa, também não é possível continuar a querer ser como se fosse solteiro, ok?
     Qualquer adversidade, meu amigo, minha amiga, que esteja acontecendo no seu casamento, pode ter a certeza de que a razão foi levantada em algum ponto deste texto. Mesmo que seja dinheiro, filhos, amantes, atitudes, fofocas ou até mesmo mandingas dos invejosos, tudo vira problema que penetra na relação e faz estrago quando o casal estraga a própria convivência com discussões constantes sobre quem tem razão, e essa disputa sempre acarreta em um humilhando ou desvalorizando o outro. E daí para a frente os estragos surgem em efeito dominó, brigas constantes e cada vez maiores, doenças e/ou vícios etc. Resumindo, caro amigo, cara amiga, isso tudo só acontece quando o casal não anda de mãos dadas verdadeiramente, quando o casal não cuida do seu relacionamento como se fosse uma horta, ou, então, quando o casal deixa de respeitar a individualidade do outro ou, pior, quando um ou outro não se assume como sendo parte integrante de um casal após o casamento.
 
 
Marília Francisco
Enviado por Marília Francisco em 13/01/2017
Código do texto: T5880966
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.