UM MAGISTRADO UM TANTO POLÊMICO

MINISTRO DO S.T.F GILMAR MENDES

Quem houve às declarações do Ministro Gilmar Mendes, fica algumas vezes sem entender na verdade a sua posição diante de certos acontecimentos políticos ou jurídicos, dado ao seu parecer em determinadas resoluções que às vezes se tornam incoerentes com sua atuação em procedimentos anteriores.

Se bem em certos momentos em que atua como Ministro/Juiz seria de bom alvitre não se manifestar politicamente como temos visto por diversas vezes nos seus claros discursos bem tendenciosos, para isso basta termos um pouco de atenção quando dos seus votos em alguns julgamentos.

Para os mais atentos vemos uma mudança radical de procedimento do Eminente Juiz nos últimos tempos, passando de uma maneira mais prudente como era acostumado, para uma atitude bem mais arrojada, podemos até fazer uma comparação com o episódio ocorrido entre ele e o Ministro Joaquim Barbosa na época em que Presidia o Superior Tribunal Federal, em que no momento das palavras mais agressivas do Ministro Joaquim, manteve uma posição bem mais branda conseguindo acalmar os ânimos que se encontravam super exaltados, deixando transparecer duas alternativas, a de que quando um não quer dois não brigam ou a de que quem tem rabo preso precisa maneirar para as coisas não vir a tona, chegando haver insinuações bastante sérias e inapropriadas da parte do seu colega para um Ministro tão Importante.

Mas podemos aceitar essas coisas como concernente ao ser humano, pois somos mutáveis por índole e às vezes determinadas mudanças de comportamento e pensamento se tornam normais dependendo do momento e da situação há qual estamos atravessando.

Janmota

12/01/2017