Preguiça de Ler

Os textos na internet andam cada vez mais curtos porque os leitores andam cada vez mais preguiçosos e incompetentes, ou os leitores andam cada vez mais preguiçosos e incompetentes porque os textos na internet andam cada vez mais curtos?

Hoje em dia, conto de dez páginas já é considerado longo. A nova moda é publicar cinco frases cruas espaçadas em cinco parágrafos, e ainda há quem consiga a façanha de confundir alho com bugalho. Pior quando sai uma reportagem metade texto, metade imagem. Feito criança que encontrou um gibi, o “leitor” só se dá ao trabalho de correr os olhos pelo cabeçalho e figuras, como aconteceu com a notícia de uma campanha anti-homofobia veiculada anos atrás. Tratava-se de várias fotomontagens de líderes mundiais trocando beijos gays, entre as quais uma de Joseph Ratzinger, então Papa. Na seção de comentários do texto de poucas linhas que mencionava mais de uma vez a MONTAGEM, vários usuários criticaram a “atitude” do líder religioso, que na opinião deles “deveria ter mais compostura”. No Recanto das Letras, são comuns textos que não passam de comentários superficiais a textos alheios. No Youtube, o analfabetismo funcional dos comentaristas brasileiros leva os debates às raias da insanidade:

“Em Deus eu acredito, em Céu e Inferno é que não.”

“Mas se você não acredita em Deus, como pretende chegar no Céu???”

“É que os seguidores dessa sua religião pregam o perdão ao próximo mas na prática só sabem fazer ameaças aos seguidores de outras religiões.”

“Por que você diz que nós somos ameaças???”

Paro por aqui, pois temo que essa crônica já tenha “se alongado” demais...

Aeon
Enviado por Aeon em 11/01/2017
Reeditado em 11/01/2017
Código do texto: T5879087
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.