CADÊ A MATÉRIA EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA E OSPB NAS ESCOLAS ??
CADÊ A EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA NO CURRÍCULO ESCOLAR ?
Educação Moral e Cívica no currículo escolar
Por: José Joaquim Santos Silva
O ser humano é racional, portanto, é capaz de pensar e refletir sobre os seus atos e suas conseqüências. Mesmo assim, inúmeras reportagens noticiam de maneira estrondosa os crimes contra a natureza (o tráfico de animais silvestres, o desmatamento da mata nativa e a poluição das águas); crimes contra a infância (trabalho escravo infantil e abusos sexuais); violência nas ruas e nos estádios de futebol e a precariedade do sistema público de saúde. Estes são apenas alguns exemplos! Infelizmente, safadezas e canalhiçes por parte dessa corja de políticos que assolam e proliferam nosso país.Tais assuntos se tornaram freqüentes em nosso dia-a-dia. Devemos ter em mente que fazemos parte de uma sociedade, portanto, nossas ações devem favorecer o bem-estar de todos. Não estamos tratando de um comportamento altruísta, mas sim, de respeito para com o próximo.
Então, por que sofremos com tantas atrocidades? tantos desmandos? Por que as sociedades estão cada vez mais presenciando cenas que não deveriam fazer parte do cotidiano? Seria uma questão de inversão de valores? Para todas as perguntas acima, consigo pensar em uma única resposta: falta de valores morais, o apodrecimento da família e a inversão de valores.
Olha que no meu tempo de garoto nos idos de 70 a 77 lembro-me que a família era a célula (mater) da sociedade ou seja, a familia era tratada como a célula mãe da sociedade,
Um menino ia para o colégio, era instruido antes, muito antes mesmo pelos pais como se comportar numa sala de aula ou no recreio, como tratar os seus professôres, colegas e funcionários do colégio.
O garoto ou a garota entrava como um jogador instruido pelo técnico para jogar na sua respectiva posição.
E hoje meus amigos?....Arma na sala de aula, droga na sala de aula, cigarro na sala de aula, sexo na sala de aula e por aí vai...Pobre deste ou daquele professor que ousar no mínimo chamar a atenção deste aluno.
Você já sabe o que vai acontecer com essa provável vítima.
Anos atrás, tínhamos no currículo escolar a disciplina de “Educação Moral e Cívica”. A aula trabalhava questões relativas à sociedade, e o respeito ao próximo e a pátria era bem maior. E os políticos, não eram tão canalhas, ladrões, corruptos e mentirosos assim. E a população tinha noção da seriedade e importância do voto e não saiam votando às custas de cestas básicas e nem atrás de promessas de asfaltos e empregos. Naquela época, a Lei 869 de 12 de setembro de 1969, estabeleceu, em caráter obrigatório, como disciplina e, também, como prática educativa, a “Educação Moral e Cívica” em todos os sistemas de ensino no Brasil. A disciplina tinha muitas finalidades, dentre elas o fortalecimento da unidade nacional e do sentimento de solidariedade humana, o aprimoramento do caráter, com apoio na moral, na dedicação à família e à comunidade e o preparo do cidadão para o exercício das atividades cívicas com fundamento na moral, no patriotismo e na ação construtiva, visando o bem comum. Mas, os anos passaram e a disciplina foi extinta de maneira equivocada do currículo escolar.
A disciplina retratada acima não queria nem adestrar nem catequizar as pessoas, mas sim, estimular a reflexão do pensamento voltado aos valores éticos e morais, políticos que prestavam eram eleitos e os que não prestavam, tunel de lixo para eles. Mas, infelizmente hoje a coisa não é assim. Se vota em qualquer tipo de bicho. É evidente que a escola não é a única responsável. Ela é parte de um todo que contribui para a formação e informação das pessoas. Neste processo, a família exerce papel fundamental na pessoa, uma vez que ela é o primeiro grupo social de qualquer indivíduo. Com isso, na família construímos nossos valores morais e éticos. Com o tempo, tais valores são lapidados de acordo com o fluxo das influências, que podem ser positivas ou negativas.
Entoar o Hino Nacional enquanto a bandeira era hasteada, saber de cabeça todas as datas comemorativas importantes, saber os sinais de trânsito, não dirigir sem habilitação ou bêbado eram coisas simples que se aprendiam com Educação Moral e Cívica, pois até mesmo tínhamos de saber a constituição brasileira, dois exemplos disso são as páginas 113 e 129 do livro que tenho aqui, que respectivamente mostram um trecho da Constituição Brasileira sobre nacionalidade e outro sobre a família, educação e cultura.
Para os atuais Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) (1998), moral é sinônimo de saber viver relações justas e cooperativas. Nos PCNs, a Ética é tratada como um tema transversal que deve ser pensado pelos professores, sendo que a formação dos docentes e dos alunos acontece também na prática do convívio social em todos os setores da sociedade.
A Ética abordada pelos PCNs não deve ser tratada como disciplina isolada, uma vez que ela busca contribuir para formar cidadãos mais responsáveis. Uma solução para trabalharmos cidadania e civismo nas escolas seria agregar a cada uma das disciplinas da grade curricular pontos de convergência com a formação moral e cívica dos alunos. Questionando e instigando o pensamento crítico dos alunos, nós, professores, cumprimos nosso dever de cidadãos.
Não esqueçam também que antes de adentrar às aulas, todos os alunos oravam e depois cantavam o hino nacional .
Mas hoje o que a gente vê é uma total carência profissional e educacional em todos os sentidos.
Essa matéria incomodava muitos políticos. Eles se pelavam de medo. Porisso a mesma foi abolida do currículo escolar no início da década de 90, se não me engano, e é algo que faz muita falta na formação acadêmica e social das crianças de nosso país. Caso você esteja se questionando do porquê dessa matéria ter sido limada do ensino nacional, a resposta é bem simples; pensem bem, que serventia tem para um governo uma matéria que ensina as pessoas a serem cidadãos, que lhes informa sobre seus direitos e deveres, que lhes ensina amor a pátria? Um cidadão que tem pleno conhecimento de seus direitos e deveres, que ama sua pátria, é um cidadão que questiona, e um cidadão questiona, não é algo que um governo como tivemos e andamos tendo querem para si, pois um cidadão que questiona é muito perigoso.
Mas há outra questão que deve ser levantada, a simples volta do ensino desta matéria solucionaria os problemas de nosso país? Não, mas a médio prazo teríamos uma mudança significativa. Leve em consideração o seguinte; hoje temos por volta de 12 milhões de crianças matriculadas da 1ª a 4ª série, se essas mesmas crianças começassem a aprender essa matéria já no próximo ano letivo, e seu ensino fosse continuado por todo o primeiro grau, em 8 anos teríamos um número significativo de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, se o ensino fosse ampliado para o 2° grau teríamos então um total de 12 anos contínuos na formação de um cidadão plenamente ciente de seus direitos, e levando em consideração que nessa etapa ele já seria um eleitor, o que veríamos seria uma total mudança em nosso país.
E até a violência, o trafico de drogas e até o alcoolismo teriam taxas muito mais baixas. Baixas mesmo !
Infelizmente isso não passa de uma mera utopia, pois que governo brasileiro se interessaria em formar cidadãos bem informados? Para acabar com os currais eleitorais? Ou o voto de cabresto? Sinceramente não sei. Finalizo esse artigo com uma transcrição do livro "Atividades de Educação Moral e Cívica" de Siqueira e Bertolin da editora IBEP:
"Quem tem cultura enxerga mais longe, descortina novos horizontes, deleta os maus políticos e vota certo e quem sabe, muda até essas leis vovós que que só servem para proteger marginais com ou sem paletó e seus respectivos descendentes. Quem não tem cultura tem visão limitada, come que nem galinha, come quando são atiradas as migalhas, chama qualquer imbecil de terno e gravata de " meu patrão" meu doutô "e limita-se às coisas e atividades do dia-a-dia e também se emociona com carros sem capota ou com falsas promessas de sindicalistas que quando chegam à presidência, dão uma banana para a violência e as coisas ilícitas do país viajando por aí, e a população se arrasando. Quem tem cultura tem mais senso crítico, maior capacidade de análise das pessoas e das coisas..." Fui Claro ??
Apesar das mazelas que nosso país está passando, com o Michel Temer, velo uma luz bem fraquinha no final do túnel. Ou é impressão minha ?
Não sei !!!