V i n g a n ç a

Confesso que não sou alguém que possui a grandeza do sentimento do perdão. Não, nunca consegui perdoar quem me perdeguiu e tentou me prejudicar. Sei que é uma falha, até admiro os que perdoam seus algozes, mas eu simplesmente não consigo.

No entanto, nunca, jamais e em tempo algum cometi ou cometerei o ato abominável da vingança. Sou absolutamente contra a vingança. Não perdoar é uma coisa; vingar-se é outra coisa. Acho que aqueles que se vingam se nivelam aos seus inimigos. Ficam iguais. Dizia Marco Aurélio: "O melhor modo de vingar-se do inimigo é não se assemelhar a ele". Correto.

Consigo até compreender os que aderem ao sentimento da vingança e concretizam o ato de retaliação. Mas não concordo e lamento porque entendo que a vongsnça não só suja as mãos mas tambem enodoa a alma. O ato de vingança é irracional.

Dia desses li uma frase de um poeta italiano, Pietro Metastásio que achei muito lúcida, lógica e verdadeira: "Usar da vingança com o mais forte é loucura, com o igual é perigo e com o inferior é vileza".

Mas a minha aversão à vongança é a convicção que ela nos iguala aos nossos inimigos e msncha a nossa alma. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 10/01/2017
Código do texto: T5877534
Classificação de conteúdo: seguro