EMBU DAS ARTES
A visita à cidade de Embu das Artes fez parte da programação para o primeiro final de semana das férias de Márcia, a minha esposa.
No sábado dia 17 de dezembro, logo cedo pegamos as conduções (ônibus, trem, metrô) normais para quaisquer deslocamentos na Grande São Paulo e bem antes do almoço já estávamos no Mosteiro Nossa Senhora da Paz em Itapecerica da Serra, onde ficamos hospedados graças ao gentil convite da Reverenda Madre Abadessa, nossa amiga de alguns anos.
À tarde participaríamos da festa natalina que se realiza todos os anos no último sábado antes do natal.
A festa, como sempre, foi sucesso total, com a representação do presépio, cânticos tradicionais e a participação maciça das crianças da redondeza.
Vieram meninos e meninas de idades variadas, parecia que brotavam do chão, para receberem os presentes e os lanches cujo ponto alto é o picolé principalmente por conta do forte calor dessa época do ano.
No domingo 18 pela manhã fomos conhecer Embu das Artes, com sua feira de artesanato, galeria de artes plásticas a céu aberto, artistas de rua, casario antigo e bem conservado que nos dá a sensação de mergulharmos nos séculos passados, principalmente quando visitamos o Museu de Arte Sacra, instalado no antigo convento dos Franciscanos que mantém exposição permanente de várias imagens de santos, objetos ligados às cerimônias religiosas como esquife adornado, ostensórios, âmbulas, cibórios, galhetas, patenas, cálices, palas, paramentos, móveis e utensílios datados dos séculos XVII e XVIII.
Vale salientar que as paredes do convento feitas de taipa têm mais de 70 cm de espessura e que as tábuas dos assoalhos dos pisos, térreo e primeiro andar, se encontram em perfeito estado de conservação. Tudo muito limpo, organizado e etiquetado para melhor orientação do visitante.
Depois do almoço num dos casarões transformados em restaurante, visitamos o restante da feira e voltamos para o Mosteiro em Itapecerica, a fim de assistirmos ao concerto de música erudita, com piano e cantores líricos que, com vozes belíssimas, interpretaram trechos de óperas (árias e duetos) de autores consagrados.
Com o cair da noite, cansados e felizes, voltamos para casa.