MAIS IMPOSTOS PARA MAIS CADEIAS

Me aventuro a dar um pitaco sobre este assunto, ainda que incompleto, respondendo ao ministro que quer aumentar os impostos para construir cadeias: tome-se um empréstimo do BNDES (desde que legal, ao contrário dos que são feitos provavelmente sem retorno para Cuba, Globo, MMX, etc) ou cobre-se as dívidas dos sonegadores, ou apertem o torniquete da repatriação de dinheiro (limpo e sujo), vendam o patrimônio dos que enriqueceram ilicitamente, coloquem os presos políticos para trabalhar na consecução do projeto (mantendo-os presos para sentirem na carne o "espírito da coisa"), eles são capazes e essa é uma oportunidade de se redimirem (Paolocci, Dirceu, Vacari, Santana, Delcídio, Cunha, etc.), investidores da iniciativa privada também vão se interessar se for um projeto lucrativo, com retorno. O projeto tem que ser auto-suficiente, tipo o preso vai trabalhar, pagar sua estadia, pagar impostos, sustentar sua família e dar retorno social. Não entendo de muitas áreas, mas entendo de arquitetura e penso solenemente que esta estruturação passa por um bom projeto de arquitetura enriquecido com disciplinas que possam auxiliar. Presídios que possam prover parcerias aos setores de industria, comércio e serviços e onde os presos possam aprender e/ou desenvolver suas habilidades vocacionais. Por que não? Solução sem aumento de impostos, até ao contrário, que gere impostos. Sou totalmente pelo planejamento no lugar do achismo e da solução paliativa ou por impulso. Projeto a ser submetido à apreciação pública e amplamente discutido e embasado por profissionais.

Tenho como leviano simplesmente pensar que o preso ou sua família deva pagar a sua estadia. A família da maioria não teria condições desse encargo, e o preso dentro de um depósito carcerário menos condições ainda. Um projeto que se torne um programa mais completo, envolvendo o preso, a família e o Estado seria mais verossímil.

Armand de Saint Igarapery - Textos no Face e no Recanto das Letras