Brasil, o país da mediocridade

Vamos falar sobre o Brasil e seus brasileiros. Quem são? Como vivem? O que comem? O fazem?

O Brasil se resume em uma palavra, INCOMPETÊNCIA! Sim, o Brasil e seus brasileiros é o país da incompetência. Por que? Oras, como um país, com as riquezas que tem, tanto natural quanto humana não consegue dar certo? Um país de tamanho imenso, que dispõe de todos recursos, que é alto suficiente em diversas áreas, que é diversificado culturalmente, que possui as mais belas paisagens, os mais belos sorrisos, as mais belas pessoas, um país onde se tudo planta e de tudo se colhe. Como um pais desse não dá certo minha gente? Incompetência!

A incompetência já começa por aqueles que dizem que a culpa é do sistema. Por aqueles que reclamam que a educação é uma bosta. Que a saúde é bosta, que segurança é uma bosta. E que por tudo isso, sua vida é uma bosta.

Ei, você que diz tudo isso, tenho uma notícia para te dar. Você é um bosta! Um merda incompetente.

A culpa não é do sistema, não é da educação, não é do sistema de saúde, não é da falta de segurança, não é do governo. A culpa não é dos padrões impostos pela sociedade.

Ah meu caro amigo, a culpa é de quem trabalha na educação que não tem a preocupação de dar o seu melhor, de não fazer o seu melhor como educador. A culpa é do aluno, que não se preocupa em ser um aluno melhor, em não aprender da melhor forma possível e simplesmente desistir quando não consegue aprender. É da secretária do hospital que não se preocupou em marcar sua consulta, que não se preocupou em fazer o seu melhor, que não quis fazer o seu trabalho da melhor maneira possível. A culpa é da policial que podia prender o bandido, mas simplesmente não quis. É o juiz que não quer fazer o seu melhor. É do funcionário do banco que não se importa com a fila, que não liga de dizer para o cliente que não pode resolver o problema dele, que não se importa de ser incompetente, de não querer fazer o seu melhor. A culpa é de quem varre o chão e não liga de jogar a sujeira por de baixo do tapete, por que superficialmente o chão parece estar limpo.

É isso, as pessoas esconde suas falhas de baixo do tapete, fingindo uma competência que não existe. A incompetência está escondida em seus cartões, em seus carros e casas bonitas e filhos bem arrumados.

Esse é o Brasil. Um país onde as pessoas não estão preocupadas em acordar e pensar: - hoje eu vou ser o melhor varredor de rua que posso ser. Hoje eu vou ser o melhor médico que posso ser. Hoje eu vou ser a melhor secretária que posso ser. Hoje eu vou ser o melhor funcionária público que posso ser. Hoje eu vou me importar, hoje eu vou aprender o que não sei.

Hoje eu vou ser gente! E dar razão pra essa porra de vida!

Pense seu merda. Pensa que tudo que acontece na sua vida é de responsabilidade sua. Você que é culpado pelo seu fracasso, mas que também é responsável pelo seu sucesso. Para de reclamar, para de dizer que a culpa dos outros ou do governo. Você não viu? Mudou o presidente é nada mudou. Mudou as estações e nada mudou. Mudou o ano e nada mudou.

É porque você... você não mudou. Você continua sendo a mesma besta incompetente que não se preocupa em dar o seu melhor, que não se preocupa em ser a melhor pessoa que pode ser.

É o como diz o filósofo Mário Sérgio Cortella "é fazer o melhor que você pode, enquanto não tem condições de fazer melhor ainda" é ter capricho.

Já pensou se todo mundo fizesse o melhor que pode. A secretária, o médico, o gerente do banco, o advogado, o dentista, a atendente de loja, o vendedor, seu pai, sua mãe, seu irmão, sua Irmã , seu filho. Ja pensou? Todos querendo ser mais competentes, realizar suas tarefas com o melhor que eles podem dar. Você ja pensou nisso?

O que está sendo dito, é que se você já pensou, em todo mundo acordando com a vontade de ser uma pessoa melhor, um melhor profissional, um melhor pai, uma melhor mãe, um melhor filho.

Não, o mundo não vai ser perfeito, até fazendo o seu melhor haverá falhas. O erro é inevitável, está na natureza humana. Porem, sem duvidas, brasileiros e brasileiras, o Brasil vai começar a dar certo, simplesmente deixando a mediocridade de lado e começando a fazer o seu melhor.

Brenner Vasconcelos Alves
Enviado por Brenner Vasconcelos Alves em 07/01/2017
Código do texto: T5874487
Classificação de conteúdo: seguro