Câncro do Patropi

Não faço exceção a nenhum grupo político. Acho que todos estão mergulhados até o pescoço no lamaçal da politicalha. O cancro do patropi é mesmo a maneira fisiológica como agem os políticos e, infelizmente, outras forças e órgãos que possuem os mesmos apetites, idêntico corporativismo e o vício pelas mordomias, vaidades e ribalta do poder pelo poder. Nonguém se preocupa com o povo e a pátria.

Por estar completamente desiludido com a política e com todos os setores da vida púbica e privada que estão priorizando a politicalha, sempre recordo do trecho de um discurso de Rui Barbosa onde ele distingue a verdadeira arte da política da politicalha:

POLÍTICA E POLITICALHA

Rui Barbosa

"A política afina o espírito humano, educa os povos no conhecimento de si mesmo, desenvolve nos indivíduos a atividade, a coragem, a nobreza, a previsão, a energia, cria, apura, eleva o merecimento.

"Não é esse jogo da intriga, da inveja e da incapacidade a que entre nós se deu a alcunha de politicagem. Esta palavra não traduz ainda todo o drsprezo do objeto significado. Não há dúvida que rima bem com criadagem e parolagem, afilhadagem e ladroagem. Mas não tem o mesmo vigor de exprdssão dos seus consoantes. Quem lhe dará com o batismo adequado? Politiquice? Politiquismo? Politicaria? Politicalha? Neste último, sim, o sufixo pejorativo queima como um ferrete, e desperta ao ouvido uma consonancia elucidativa.

"Política e politicalha não se confundem, não se parecem, não se relacionam uma com a outra. Antes de negam, se excluem, se repulsam mutuamente.

"A política é a arte de gerir o Estado, segundo ptoncípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicalha é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Consitui a política uma função ou um vonjunto das funçôes do organismo nacional: é o exercício normal das forças de uma nação consciente e senhora de si mesma. A politicalha, pelo contrário, é o dnvenenamento crônico dos povos negligentes e viciosos pela contamknação de parasitas inexoráveis. A política é a higiene dos países moralmente sadios. A politicalha, a malária dos povos de moralidade estragada".

Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 05/01/2017
Código do texto: T5873086
Classificação de conteúdo: seguro