Câmaras de Vereadores: Custo/Bebefício

Nada tenho de pessoal contra nenhum vereador. Nunca tive. Hoje, na minha Região, não conheço a maioria deles. Mas critico radicalmente a instituição câmara de vereadores. Que fique claro que me refiro àquelas que conheço a sua não produção. Se há um órgão que se fosse extinto não faria nenhuma falta seriam essas câmaras. Simplesmente não têm nenhuma serventia, a não ser endossar o que faz o poder executivo, inclusive absolver contas rejeitadas pelo TCE de prefeitos e discussão rasteira de politicagem de aldeia.

Há outro ponto: câmaras de vereadores custam uma fortuna ao erário público, estimo que as de Pesqueira e Arcoverde devem custar mensalmente cerca de trezentos mil reais. Vejam bem, em Pesqueira que tem apenas 60 mil habitantes há, pasmem, 15 vereadores, cada um recebe dez mil reais por mês, tem direito a nomear parentes e cumpinchas como assessores e outras mordomias. Vão a quatro sessões por mês, quando vão, cada uma dura em média duas horas, são oito horas de "trabalho" por mês, cada hora de vereador custa 1.250 reais. Já uma professora municipal ganha menos de mil e duzentos reais por mês r dá 80 horas de aulas por mês, dez vezes o tempo do vereador, mas a hora da professora é 15 reais. O vereador percebe mais de 83 vezes o que ganha a professora.

Acho que é hora de se por fim a esse absurdo, analisando o custo/benefício dessas câmaras, considerando o que se podia fazer mrnsalmente com os quase trezentos mil reais que são gastos inutilmente com essas câmaras. Elas deveriam ser substituídas por conselhos municipais sem ônus para os cofres públicos. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 04/01/2017
Código do texto: T5872057
Classificação de conteúdo: seguro