“PRESO X ESTUDANTE ALGUMA COISA ESTÁ ERRADA” *... 16h25min.
A questão da violência, é complexa e quanto às causas é de difícil análise, creio que não há um consenso para chegar-se um denominador comum; exaustivos estudos são feitos, pois se encontrássemos os fatores que a isto levam a sociedade e governantes, poderia fazer um esforço em conjunto para pelos menos “amenizá-la”; visto que há países que parte de suas cadeias estão sendo fechadas, como foram amplamente noticiado, que na Holanda, caiu o índice de criminalidade, alguns destes “locais” foram adaptados para serem hotéis, deste modo os hospedes dariam asas a sua imaginação, como se sentiriam os presos que ali viviam...
Em face do ocorreu em Manaus, amplamente está sendo noticiado, achamos importante transcrever as palavras da Ministra e Presidente do Supremo Tribunal, Dra. Cámen Lúcia diz um preso custa 13 vezes mais que um estudante no Brasil. Quando não se fazem escolas, falta dinheiro para presídios”, diz Presidente do STF.
“Um preso no Brasil custa R$ 2,4 mil por mês e um estudante do ensino médio custa R$ 2,1 mil reais ao por ano. Alguma coisa está errada ma nossa pátria amada”
A constatação foi feita pela Presidente do Supremo Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministra Carmen Lúcia, que participou no dia 11 de novembro, do 4º Encontro do Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual da 64 a. Reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Cosesp) em Goiânia/GO.
“Darcy Ribeiro fez em 1982 uma conferência dizendo que, se os governadores não construírem escolas, em 20 anos faltaria dinheiro para construir presídios. O fato se cumpriu. Estamos aqui reunidos diante de uma situação urgente, de um descaso feito lá trás”, lembrou a Ministra. No evento Cármen Lúcia afirmou que a violência no país exige mudanças estruturais e o esforço conjunto de governos e da União. “O crime não tem as teias do Estado, as exigências formais e por isso avança sempre. Por isso são necessárias mudanças estruturais. É necessárias mudanças estruturais. É necessário união dos poderes executivos nacionais, dos poderes dos estados, e até mesmo dos municípios, para que possamos dar corpo a uma das maiores necessidades do cidadão, que é ter o direito de viver sem medo. Sem o medo do outro, sem medo de andar na rua, sem medo de saber o que vai acontecer com o seu filho”, disse. Conselho Nacional de Justiça. 17h12min.
*Transcrito do Jornal Gazeta Alternativa mês de outubro de 2016.
Curitiba, 03 de janeiro de 2017 – Reflexões do Cotidiano – Saul
http://www.mensagensespiritas.net63.net
http://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman