SENTA E CHORA!

Tinha(ou ainda tem?) uma propaganda televisiva em que umas pessoas gritavam, meio que cantando, com um sotaque engraçado a seguinte sentença: "senta e chora! Senta e chora! Senta e chora!". Eu, para ser muito sincera, não faço a menor ideia de como são essas pessoas, nem sei se elas, de fato, aparecem na tela. A verdade é: nunca assisti a propaganda no fim das contas. Nunca nem peguei o início dela, não sei do que se trata, só sei que ela me manda sentar e chorar.

A curiosidade sempre presente faz meus dedos coçarem para perguntar ao "senhor sabe tudo", também conhecido como Google, de que diabos esse comercial fala. Digitar "senta e chora" no youtube seria fácil, mole, mole. Com um clique eu saberia quem me manda sentar e chorar e em que contexto isso aparece. Mas, logo me dou conta que isso acabaria o charme da coisa toda. Acabaria com o mistério das vozes e seu insistente comando: senta e chora, senta e chora, senta e chora...

Em alguns momentos nos confins da minha mente, a propaganda sem rosto e contexto me parece um sinal divino de que eu não preciso ser forte o tempo todo. A vida tem me feito sentar e chorar, meu caro. Gradualmente o mundo ao meu redor vem perdendo o encanto. O brilho e a cor de rosa estão dando lugar ao cinza fosco. Não pense que é uma metáfora tosta e mal feita, foi original e originalidade é algo que está faltando nesse mundo. Mas o problema não está no mundo, sou eu. Eu que passei a enxergar, estou vendo demais...vendo todas as barbaridades que acontecem fora do meu quarto , fora do meu mundinho de conto de fadas. As pessoas sofrem e as vezes, ou sempre, elas não se dão ao luxo de sentar e chorar.

O mais irônico sobre enxergar é que nunca vi a propaganda. As vezes penso " maldita hora que alguém criou esse maldito comercial”. Não quero ser fraca, não quero chorar, mas as vozes estão na minha cabeça: senta e chora, senta e chora, senta e chora....Não quero chorar, quero ser forte! Tem pessoas que não têm esse luxo, penso. Elas não sentam e choram, mas estou enxergando demais...demais...demais....Mas juro, nesse momento não estou sentada chorando.

Beatrice Prior
Enviado por Beatrice Prior em 02/01/2017
Reeditado em 02/01/2017
Código do texto: T5870053
Classificação de conteúdo: seguro