Moram dentro de nós dois seres: um pequeno e um grande.
Vivem uma existência inteira a batalhar entre si, dentro daquilo que se intitula o EGO. O Grande, ao invés do que se pensa, luta para se tornar menor a cada dia buscando nas lidas da humildade e da Paz de Espírito valores que a sociedade não compra.
O Pequeno, ao invés, passa uma existência inteira desesperadamente correndo no trabalho, depois no trânsito, para acumular e comprar coisas que lhe satisfaçam exteriormente.
O interessante é que o Pequeno se acha grande o Grande, quando realmente amadurece, tem a noção exata do quão pequeno ele é.
Uma das maiores alma de nosso tempo, o ilustre Chico Xavier, sempre se viu e se dizia Pequeno. Essa é uma das características do Grande: nunca se elevarão acima de ninguém. Ao contrário, irão se rebaixar sabido ser que todo aquele que se rebaixa será elevado.
O Pequeno viver para as coisas e para comprar o que o mundo oferece e o espelho é a sua métrica essencial. O que esse reflete lhe brilha os olhos. Não liga para o futuro após essa vida, pois a vida transitória na carne lhe é a única possível. Seus relacionamentos também se balizam pelos valores exteriores e, muitas vezes, sofre desilusões devido às suas escolhas que não suportam o concurso e as provações do tempo esfumando quando se bate a necessidade da realidade ser vivenciada.
O Grande, ao contrário, vive a vida e trabalha e estuda e produz, porém o seu foco não é essa vida, embora saiba que passando por essa mantendo sua mente e espírito focados na sua essência imortal encontrar-se-á feliz. Ele se importa verdadeiramente com o próximo, foge das futilidades e de tudo aquilo que ao mundo encanta sendo, muitas vezes, perseguido, humilhado e visto pelo mundo como estranho, fanático ou esquisito. Sua personalidade radiante vive a bondade e, mesmo que o desprezem em tudo o mais, saberão os outros reconhecer essa peculiaridade redentora.
No caminho do berço ao túmulo, vida após vida, carne após carne, vamos aprendendo a nos tornar menores para, de fato, um dia, vivermos a grandeza de uma busca espiritual plena, reluzente e feliz.
 
Um Ótimo 2017!