ANOTAÇÕES ESPARSAS
ANOTAÇÕES ESPARSAS
“Errastes? Volta ao dever, não pares a lamentar. Nesse lance, a vida pede servir e recomeçar”. (Cornélio Pires).
O homem deve sempre progredir e não estagnar. Dizem que o progresso demanda desordem. Para o crescimento, existe uma desordem metabólica tremenda, para que o homem possa crescer. O progresso vem depois de tudo ajustadinho. Na edição de um livro, na construção de uma casa existe uma desordem tremenda. A ordem vem depois de tudo executado conforme o planejado. Estagnar vem de “estagnare” e significa parar. A progressão do homem vem através do trabalho e a evolução será o somatório de todas as atividades humanas, independente de qualquer descrição e profissão. O desemprego deixa o homem ao prazer do ócio e quando esse se torna coletivo, o perigo aumenta tanto para o governo, como para a sociedade. Vêem as necessidades básicas da sobrevivência e o desespero faz com que o homem passe a conviver com a miséria, a fome e a depressão, que os levarão naturalmente para o caminho da marginalidade, antes um sujeito pacato e hoje um temperamental, conseqüências da própria destinação que ele escolheu. O trabalho independente de classe ou posição social é divino e devemos viver a luz dele. As benesses virão com o suor de nossos rostos, da nossa força de vontade e de nossa dedicação a essa atividade laboriosa. Trabalhar sempre, estagnar jamais! Muitas vezes ocorre que o trabalho escolhido não irá corresponder às despesas que uma determinada família possui e aí surgem os famigerados bicos que complementam a renda para o sustento razoável de um lar em dificuldades. Normalmente os bicos são executados nas folgas ou em horários noturnos e normalmente são atribuições de alto risco de vida para que resolva aderir. No entanto, o estômago fala mais alto. Policiais Militares fuzilados por quadrilha na porta de agência do Banco do Brasil, em Fortaleza. Além dos PMs que faziam “bicos” nas folgas, uma mulher morreu atingida por bala perdida. Morreram os cabos Francisco Alves do Nascimento e Francisco Honorato de Castro, ambos de 37 anos de idade e estavam lotados na Companhia de Polícia de Guarda (CPG). Aumentos em série anunciam ajuste no bolso são as famigeradas heranças que o governo nos proporciona. Autoridades do setor de telefonia afirmam que celulares terão novas regras, que darão mais direitos, beneficiando usuários. Cuidado, esmola grande cego desconfia. E como! Adiado para 15 de agosto o prazo para adesão ao supersimples, TCU (Tribunal de Contas da União) oferece 139 vagas em concurso. São 129 vagas para nível superior com salários chegando a 9 mil reais, e o restante, para nível médio com 5,6 mensais.
Deputados definem como utilizar a verba de R$ 500mil e se apressam em apresentar projetos nos quais será aplicada a verba que é mais um mimo do governo. Lustosa da Costa, colunista do jornal Diário do Nordeste diz: “Era tudo Mentira”: Até a revista de chantagem foi forçada a reconhecer que o governo não tinha culpa na queda do avião da TAM em Congonhas, como toda a mídia insistia em afirmar, tentando desgastar Lula. Era mais uma calúnia dos meios de comunicação que, há muito, trocou a credibilidade pelo faccionismo (Qualidade de faccioso; parcialidade; paixão partidária; sectarismo) - (DN-Política /31/07/2007). Caro Lustosa da Costa você está na mesma nau e faz parte da mídia também e quer se tornar bonzinho perante os defensores lulistas? Reforma Política gera total descrença em votação nos próximos meses. Até o fim de setembro o Congresso Nacional ainda pode alterar a legislação eleitoral para a eleição do próximo ano. Constituição do estado, emendas motivam debatem na Assembléia Legislativa, mas cuidado, pois as emendas podem sair piores do que os sonetos. Deputados querem estagnação, pois em recente balanço na Câmara dos Deputados, balanço revela um recorde de faltas. É mole, ou quer mais! Vejam o percentual, 50%. Transferências de vôos fazem com que Conac anuncie novas medidas e conselho quer acabar com escalas e conexões no Aeroporto de Congonhas. Procon de São Paulo processa companhias que cancelaram vôos e querem a devolução do dinheiro aos prejudicados. Continua o susto, problemas com aviões da TAM e da Ocean Air – A situação não mudou nos últimos dias. Houve pane com mais três aeronaves neste final de semana, em João Pessoa, Minas Gerais em Uberaba e um em Londrina no Paraná. Protesto na Praia do Futuro reuniu moradores de quatro comunidades que exigem a imediata construção de uma escola, uma creche e um posto de saúde no bairro. Estudantes do MST (Movimento dos sem Terras) ocupam Reitoria da Universidade estadual do Ceará (UECE), os recursos do Pronera (Programa Nacional de Educação na reforma Agrária) estão atrasados há noves meses, o que está comprometendo as atividades em sala de aula. Famílias serão acompanhadas por psicólogos. Esses acompanharão famílias que tiveram parentes vitimados no acidente aviatório da TAM. Polícia apreende ecstasy e cocaína no aeroporto Pinto Martins. Apreensões aconteceram durante o final de semana nos setores de embarque e desembarque, investigações serão aprofundadas. Um estudante cearense e um turista espanhol - foram flagrados pelos agentes no terminal de Fortaleza. Por incrível que parece os traficantes vinham em avião da TAM.
Operação mobiliza - policiais do Ceará e do Rio Grande do Norte. O grupo praticava assaltos no litoral de três estados. Polícia já identificou 20 componentes de uma quadrilha. Gordon Brown e Bush falam sobre Iraque – Brown silenciou os que afirmavam que sua chegada a Dowing Street significaria um recuo a política externa. O primeiro ministro negou a retirada dos cerca de 5.500 soldados britânicos que estão no Iraque. Talisbãs executam sul-coreano no Afeganistão. “Moscou aclama Abbas como o dirigente legítimo dos palestinos”. Mahmud Abbbas, presidente dos palestinos, foi recebido em Moscou pelo ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov. Déficit habitacional cresce em número de favelas em Fortaleza. Prefeitura entregou mil unidades habitacionais, mas déficit ainda é de 140 mil casas. Mercado de jóias em Juazeiro do Norte está em decadência, provável causa concorrência com os importados. Municípios temem perda de receita na reforma tributária. A redução do peso da carga tributária sobre a sociedade é consensual, mas esbarra no dilema do custeio da máquina pública. TAM pagou despesas de diretor da Anac em troca de favores. Apesar de fiscalizar o setor aéreo, a Anac não considera o fato de ter despesas pagas pela TAM. Aeroportuários pedem saída do presidente da Infraero. Estados Unidos vão armar aliados contra o Irã, ou tio Sam para gostar de confusão e mortes, o presidente Bush é mesmo um satânico. Instituições cearenses serão interligadas pela Gigafor - A Rede Metropolitana de Fortaleza terá extensão de 79 quilômetros de cabos de fibra ótica, com velocidade de um gigabyte. Primeiro passo para levar para todo Ceará internet de alta velocidade e TV digital. Ceará recebe da Petrobrás R$ 3,8 milhões em royalties pelo petróleo produzido. Somos associados de muitas empresas, batalhadores de muitos combates, irmãos de ideal e de alegria, de aflição e de luta em muitas jornadas na terá. Não lhes surpreendam os percalços da marcha. Onde se fecha um caminho, abre-se outro.
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ACADÊMICO DA ALOMERCE