QUAL FOI O TEU PRESENTE DE FINAL DE ANO?
- Um cadaver!
- Um cadaver? - reinquire o curioso. Sim, o GPS mostrou-me o melhor caminho de volta, mas não disse-me que passava por um local de risco, então fomos alvejados com tiros e uma das balas acertou minha esposa.
Estes locais são de conhecimento da polícia, pois ela própria informou à imprensa, mas por vários motivos não são policiados, assim a polícia somente aparece quando acontece uma desgraça.
Estes locais de risco, outrora conhecidos como favela, vila, hoje são batizados de comunidade.
O aplicativo do GPS é daqueles que avisam ao usuário que há fiscalização eletrônica, aquela que coíbe os excessos de velocidade, na intenção da preservação da vida, mas este mesmo aplicativo não informa os locais de risco e despoliciados.
Sempre quando acontecem desgraças, principalmente se o desgraçado for importante ou de relações avantajadas, surgem movimentos querendo responsabilizar os omissos por falta de informação ao público, como foi o caso recente do ator da Globo Domingos Montagner. Entretanto tais movimentos ficam somente no querendo.
Diante deste quadro, que resume-se nas pessoas levarem cadáveres para casa é chagada a hora de eliminarmos os falsos pudores e marcarmos os locais de risco, marcados pela estatística de crimes acontecidos e por falta de policiamento preventivo.
Como vemos nas estradas e praias:
- Local impróprio para o banho;
- Pista escorregadia;
- Vento lateral à esquerda; e tantos outros exemplos.
Então poderia ficar assim:
- Logradouro, com risco de assalto;
- Logradouro com risco de assassinato;
- Logradouro utilizado para aquisição e consumo de drogas ilícitas.
Como reforço o próprio Google e GPS deveriam mostrar tais logradouros marcados como sinal de risco.
Certamente que muitos entenderão que é ilegal, que é discriminatório e para os familiares de quem morre é o quê?
Bem na entrada da rua Papaquara, nas proximidades da tal comunidade Papaquara, em Florianópolis, SC, onde aconteceu o assassinato, em 2011 havia uma placa anunciando providências da prefeitura, para o saneamento ambiental do local, bem qua ali poderia ter ao lado uma que avisasse que o local é desprovido de segurança.