Detesto Réveillon

Não me refiro à festa em si, mas afrescalhada a palavra francesa "Réveillon", principalmente quando alguns modernosos a pronunciam fazendo um biquinho ridículo. São uns amostrados berosos. Abro exceção apenas para Catherine Deneuve num dos seus filmes, ela fica linda até fazendo careta.Conheço um amostrado que quando pronuncia essa palavra, pasmem, balança os quadris.

Vejam bem, sou um matuto do beição nascido em Arcoverde, sertão pernambucano, onde vivi minha infância e adolescência, depois me transferi para pesqueira no final do agreste do estado. Em ambas ninguém falava antigamente essa palavra francesa, essa frescura apareceu acho que nos anos oitenta, importada por novos-ricos amostrados e metidos a intelectuais de araque, além dos manés de todas as espécies. O que se dizia era Rompimento do Ano e depois Virada do Ano.

Lembro até que era costume quando dava meia-noite no último dia do ano, as luzes se apagarem por alguns instantes e depois as pessoas se abraçarem desejando Feliz Ano Novo umas às outras ao sombda zoada do foguetório no Alto do Cruzeiro, depois era a comilança sempre regada a água que passarinho não bebe, todo mundo feliz, uma felicidade real embora todos no íntimo soubessem que era um castelo de areia, o vento da realidade derrubarinha os castelinhos. E daí? Vida que segue, bola pra frente, é melhor curtir os bons momentos.

Apenas para relembrar meus tempos de moleque na verdadeira acepção da palavra, coisa que hoje repugno, certa vez próximo ao final do ano, estava no Senadinho da praça, em Arcoverde, junto com amigos e meu irmão, quando resolvi provocar gratuitamente um sujeito chato e muito afobado usando uma pegadinha quera comum entre os moleques como era o meu caso. Ele era noivo de uma dona muito bonita e era muito ciumento. Perguntei a ele: - Fulano, onde é que você vai "romper o ânus com a sua noiva? O cara arretou-se e quis partir pra cima de mim, ele era forteve eu um magrelo asmático que não aguentava um tabefe , mas não tive um tico de medo. Por que? Ora porque estava com meu irmão e o sujeito tinha medo dele, bastou um olhar do mano e o sujeito sossegou a perequita. Mas arrumei um intrigado, esse cara só fez ss pazes comigo dez anos depois.

No mais, desejo um Feliz Ano Novo aos amigos fo RL, tenham, vá la que seja, mas sem fazer biquinho e sem balançar os quadris, um excelente Réveillón. Inté.

PS: Cadê Norminha, gente?

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 31/12/2016
Código do texto: T5868177
Classificação de conteúdo: seguro