HAPPY HOUR NO MALECÓN

A beira-mar de Havana é um calçadão com 8 km de extensão denominado “Malecón” e foi construído em 1901. Serpenteando entre prédios antigos e o mar, é a parte mais bonita da cidade, constituindo-se em um local perfeito para um passeio ao fim de tarde apreciando um belíssimo pôr do sol. A avenida inicia no bairro “Havana Vieja” na entrada do Porto de Havana e vai até o bairro ”Vedado”. Do lado direito, é possível avistar a entrada para o canal do Porto de Havana e o complexo militar Morro-Cabaña, com sua fortaleza e farol. Na esquerda a via chega até a foz do rio Almendares.

Há algumas boas formas de se conhecer o Malecón em toda a sua extensão, escolhemos percorrer a pé o calçadão pois já tínhamos desbravado toda a extensão da avenida no ônibus de turismo de dois andares, que circulam por todo o Malecón tanto em seu trajeto de ida quanto de volta.

Além de ser a parte mais bela da cidade tem também os prédios mais interessantes, lá estão os restaurantes à beira-mar. Ademais a nossa arquiteta inquieta Cristiane tinha com “sonho de consumo” pisar com os próprios pés todo o chão desse esplendoroso local.

Nessa caminhada chegamos ao lindíssimo e portentoso “Hotel Nacional” classificado com Patrimônio Mundial. Com uma localização soberba onde se avista o Malecón, o prédio do hotel é clássico, elegante e historicamente personificado pois está assentado no sitio histórico da “Bateria de Santa Clara” onde ainda restam canhões antigos do século XVI além de dois canhões costeiros do século XIX que ornamentam os seus bem cuidado jardins.

Após degustados alguns drinques desfrutado o visual no ambiente mais chique de Havana. Impulsionados pelos protestos verbais da Celina por estarmos em um ambiente tão capitalista, por isso pagamos a salgada continha e nos dirigimos para o ponto mais alto de havana: o restaurante “La Torre”.

O edifício Focsa com 121 metros de altura, é o edifício mais alto de Cuba. Localizado no Vedado bairro de Havana, é considerado uma das sete maravilhas da engenharia civil. Na sua conclusão, em 1956, considerou-se uma sensação nacional, devido à sua tecnologia moderna e sinalizou o início de uma onda de construção de edifícios altos em Havana, sendo o Focsa, com 39 andares, o segundo projeto do gênero no mundo.

Tomando-se um elevador privativo na “Calle 17”, chega-se nesse belo restaurante, com paredes de vidro por todos os lados ocupa o 36º andar onde se tem, indiscutivelmente, a melhor vista de Havana, especialmente à noite. Invadimos o local já no final da tarde e lá permanecemos até a noite onde podemos degustar uma boa comida da cozinha francesa, vinho chileno apreciando o descortino daquele belíssimo visual marinho que, com o anoitecer, nos mostrou a beleza de uma Havana pouco iluminada, mas, nem por isso menos encantadora.

As luzes dos edifícios refletidas no imenso mar azul pareciam pequenas embarcações espalhadas no oceano esmeralda do estreito da Flórida que separa o Malecón de Havana do Key West nos Estados Unidos da América por apenas 169 quilômetros físicos, mas tão distante diplomaticamente.

thiticobomfim
Enviado por thiticobomfim em 30/12/2016
Reeditado em 30/12/2016
Código do texto: T5867451
Classificação de conteúdo: seguro