carta de 63, para um correspodente de 30

Caro amigo virtual do face, nestes tempos modernos é tão ou mais amigo que como aqueles que convivi fisicamente e que de repente estão distante e que não tenho qualquer contato. Esta virtualidade presente vendo e lendo este expurgo da alma mesmo que na forma de monologo, permite com que eu em minha diferente jornada reflita e te ouça e pondere sobre a minha existência.

E de repente até retorne em resposta, não que espera que possa também ver o meu monologo, pois se isto acontecesse se tornaria dialogo e mesmo você parecendo maduro aos 30, dialogar com quem já viveu mais 3 gerações poderá ser até agradável quase sempre, mas não seria bem dialogar.

Os próximos passos de quem tem 30, merece dialogo dos iguais, da mesma idade, pois só quem está no mesmo barco pode conviver a evolução deste inicio da vida.

E ai, 30, 40, 50, 60, 63, tudo isto e logicamente muito mais, ou quase nada mais, é contraditório, já não lembramos quase nada dos 10, 20, 30. Tento com muito esforço as vezes me lembrar, não que ache mais importante, pois não é não, mas não consigo. Afinal passei na minha vida pelo menos 5 gerações diferentes, e cada uma destas gerações se modificaram, eu e meus amigos da mesma idade, se tornaram pais, avos, e até bisavos e alguns destes de 30, a 3 gerações, já são pais, os de 40 são avos. Isto tudo é muito mudança.

Coisas estranhas sempre acontece em todas as idades, o que esta me assombrando, que os de 20, 30 que encontra, que eu não tenho contato nos últimos 10, ou 20, me conhece, mas eu nos os conheço, pois eles cresceram, eles me viram neste últimos 20 anos, mais eu não os vi crescer.

Acredito que tudo por que passamos, quando tivemos a oportunidade de viver plenamente, é muito importante pra nós, se foi coisas boas fez com que a travessia amena, se não foram boas nos deu muita experiência para os dias futuros.

Diz uma amigo filosofo que a primeira coisa a pensar de cada dia é uma coisa ruim, e ficar o dia todo focado pra não deixar acontecer, eu já penso o contrário, temos sempre que focar sempre em coisas boas e construtivas, pois ai talvez chegaremos no fim do dia com alguma coisa boa realizada.

Ultimamente, com esta história de sexagenário mais alguma coisa muda, pois a lei começa a transformar-nos em deficientes, merecedores de tratamento diferenciado, passamos a ter direitos preferencias, no estacionamento, nas filas, etc, e isto apesar de ser uma patente hierárquica de tratamento superior, também são principalmente e mais para alguns como um tratamento de piedade.

Por mais que você tenha, feito, poupado e por mais que você se sinta que foi e é importante, de repente você sente, que nem você, nem as coisas são tão importantes. É certo que continua vibrando com os nascimentos, com a juventude, com os acontecimentos, mas com você mesmo, parece que tudo já basta. Olhamos em volta e vemos que muitos tem 70, 80, 90 e até 100, e que muitos destes tem uma vida ativamente boa e é verdade que a aposentadoria compulsória passou para 75, o limite da aposentadoria por idade esta indo para 65, e tudo isto por que as pessoas estão durando mais.

Assim 63 não é uma data tão importante, principalmente quando você pode ser sorteado para durar 93, muitos de minha família duraram, e conheço alguns com esta idade, mas quase todos chegam cansados de viver, pois depois de se tornar sexagenário e começar a receber tratamento diferente, se você não se esforçar para não ser esta pessoa deficiente que merece este tratamento especial, acará sendo exatamente um.

Lá no nosso intimo muita das coisas que ainda estamos fazendo, parece não terem muita importância, até por que se poupamos, não precisamos correr atrás de “viveres” para dar sustentação a vida, “ vida já está ganha”. É certo que muitos que não proveram continua precisando correr atraz é para este talvez, não pense assim, até por falta de tempo ou ter esta opção.

Muitos, a maioria que proveram estão aposentados, principalmente aqueles que tiveram bons empregos, boa previdência, e melhor ainda aqueles que tiveram um boa previdência privada, é certo que estes últimos é um minoria muito pequena. E todos estes por mais que queiram dizer que querem aproveitar a aposentadoria, na verdade só estão tentando preencher um tempo vazio de ausência de produção, estão empurrando a vida pra frente. Acho que melhor estão aqueles que tem um atividade que se consideram importante dentro destas atividades, pois estes estão se distraindo com algo produtivo e assim faz com que a vida seja amena e seja levado para o futuro.

Caro amigo, ter 30 e estar pronto para realizações é o máximo, pois a vida esta começando e é com certeza nesta data que começa para a maioria, é com 30 que praticamente começa quase tudo, os filhos, as realizações, as poupanças, as viagens importantes, acho que e nesta idade que você corre por 11 meses e de repente você para por 30 dias e tira férias, começa nesta idade a ter consciência.

Mas aos 63, mesmo com a esperança de que vai viver 93, não se estará galgando a altitude na plenitude da vida, parece que estaremos descendo escadas, e só quem tem 63 sabe, que o joelho não dobra com a mesma sustentação do corpo, a coluna já não é tão flexível para ajudar no equilíbrio da descida da escada literalmente falando.

Ai olhamos para os 93, e mergulhamos em grandes pensamentos filosóficos do que fazer e o que fazer, afinal, nos últimos 30 parece que fizemos bastante, que não precisamos fazer tanto, mas se não fizermos nada, o tempo não passará, e 93 parece que está muito longe. Os últimos 30 passaram muito depressa, coisas boas, filhos, netos, evolução de tudo. E os próximos 30 o que esperar e como esperar; sei que se não tivervos saúde e inteligência bastante, parecerá que é a espera do fim, e esperar não é nada agradavel, muito menos a espera do fim. 24.12.2016

estreladamantiqueira
Enviado por estreladamantiqueira em 29/12/2016
Código do texto: T5866192
Classificação de conteúdo: seguro