Pretensão funde a cuca

Algumas pessoas cometem um erro abissal quando se entregam ao pecado da prtensão. O pretensiso não é só um mala, orgulhoso, metido a besta e chato, ele é, antes de mais nada, um burro. Sim, porque a pretensão leva o indíviduo ao caminho da perdição. De vaidoso incontrolável ele se transforma em desequilibrado, vegeta em meio a devaneios ridículos. A pretensão funde a cuca.

Que fique claro que não estou me referindo a vaidade normal e humana. Todos temos uma certa vaidade. O que estou criticando é a pretensão radical e irracional que anula o pretensioso.

Foi pensando na besteira da pretensão que, hoje, logo depois que foi restabecida a conexão da minha "maquininha" com a internet e com o RL, bolei um poeminha despretensioso e mincho que dei o título de Pretensão:

"Ah, os devaneios/ Cheios de pretensão/ Essa maldita obsessão/ Que ignora freios.// Que sempre confunde sonhos de grandeza com realidade/ A pretensão esconde a verdade/ E aí, poke!, a cuca funde.// Esse mal é tinhoso/ Age até de forma subliminar/ Corrói a mente do orgulhoso/ Para dominar e alucinar.// A pretensão é ardil e laço/ É um grande perigo/ Um astucioso inimigo/ Que transforma um homem num palhaço".

Que poeminha ruim da gota serena. E chato. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 28/12/2016
Código do texto: T5865959
Classificação de conteúdo: seguro