CIRCUNSPEÇÃO (“Provocar o intelecto é contribuir para evitar o atrofiamento do circunspecto frente às terceiras intenções dos infectos." — Graça Leal)

Era dia do Natal, depois de um sono perturbado com os muitos estampidos dos fogos vindos dos fanfarrões. Minha cabeça não queria acomodar-se ao travesseiro. No meio da noite preta, forçado a olhar para trás, via tudo como quem olha sem óculos, eu perdera os meus, desde o ventre de minha mãe. Ainda, agora, cada situação é mais compreensível, quando se lê sem o cabresto dos outros; não, exatamente, vejo o futuro como Deus vê, porém escolhi o melhor: viver o presente tal qual estou vivendo. Percebo que estou no momento certo. Eu ainda estou descansando neste caminho pavimentado com ouro, muito brilho e cores, e cada ponto de luz é uma facilidade, na qual vivo. Agradecido por está vivo e em tão boa circunstâncias, apesar dos feitiços, mas, recuso-me a andar, indo para não voltar! Desse jeito, minha vida continuará assim por dourados anos vindouros. Eu e ninguém não somos culpados de nada, já nascemos com o destino pendurado no pescoço: Enluarados. Por isso, cheguei a este momento em que a minha percepção ficou mais aguçada por impressões profundas, quando me tornei suscetível a lições passadas pela intertextualidade. Eu, embriagado demais para perceber que as emoções não se comprometeram com a objetividade, estou agora prestando mais atenção e refletindo para o futuro. Eu acho que mereço o amparo dos deuses. 

          CIRCUNSPEÇÃO

Antonio Montes

A chama? ah essa chama...

Que chama engana e esgana

inflama com gritos, ressalta e brama.

Como chama essa chama!

Será labareda, voz de articulação ou gana?

ou um chamado estridente de bacana.

Quando ouvires uma chama que chama, vá

Mas tenha cuidado... Com o fogo da chama.

            Vou fazer desse poema meu lema de vida, com sabedoria, olhar seriamente adiante antes de tomar decisões. E ao mesmo tempo, ser mais pessimista no sentido do provérbio: “melhor um prevenido do que um arrependido”. “ O homem de bom senso percebe os perigos que tem pela frente e se defende; as pessoas ingênuas avançam às cegas e sofrem as consequências. ” (Pv 22:3 BV). E recomendo a você: Coloque-se em meu lugar, ou melhor, no seu próprio lugar, que é junto a mim, olhe para dentro de si mesmo sem os óculos que lhe deram... A vida nos merece.