Saber Amar

Cada pessoa ama de uma forma distinta. Não há receita, norma, manual, cartilha ou fórmula que ensine a amar. Amar é algo particular, íntimo, sentimento personalíssimo. Há os que gostam de provar que amam e demonstram isso acintosamente como se estivesses fazendo reclame do seu amor. Acho isso amostramento. Gosto de uma frase de Machado de Assis (mas posso estar errado e ser de outro autor): "Cada qual ama a seu modo; o modo pouco importa. O essencial é que saiba amar". Certíssimo, o essencial é saber amar ou, simplesmente, amar de verdade.

Não condeno quem explicita o seu amor, alardeia, bate no peito, divulga e posa de maior apaixonado do mundo. Mas sei que é amor forçado. O verdadeiro amor é natural, espontâneo e, repito, pessoal. Um simples olhar diz tudo.

Por outro lado, não é preciso se comportar o tempo todo como um casal de pombinhas apaixonados que não brigam, não discutem, não armam barraco. Se não divergem não se amam. Juro.

No mais, vou apenas transcrever uma frase de Francisco Julião, no seu livro, "Até quarta, Isabela", que define a arte de amar: "Amor é oferta permanente e renúncia de todos os dias. É mais porque é dádiva e humildade". Viva o amor. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 24/12/2016
Código do texto: T5862380
Classificação de conteúdo: seguro