TEMOS REALMENTE MUITAS ESCOLHAS EM NOSSAS VIDAS/

"Escolher quer dizer preferir, selecionar,optar, Toda nossa vida é feita de escolhas."

"Por mais indecisos que sejamos, ao abrir os olhos pela manhã, teremos que que optar entre permanecer na cama, esquecendo as horas ou levantar."

" A vida humana é feita de escolhas. Sim ou não. Entrar ou sair. Subir ou descer. Mas também ha escolhas que fazem a diferença. Amar ou odiar. Ser um herói ou um covarde. Lutar ou desistir. Viver...Ou morrer."

(Fonte: GOOGLE)

Sempre leio e ouço de que a vida é construída através das escolhas. Até um determinado ponto sim,aliás, muitos pontos. Grande parte das nossas escolhas parte, sim do plano individual. Se eu escolho seguir os valores pregados pela sociedade, como por exemplo não matar, não roubar, não estuprar , estudar para ser alguém na vida. Essas decisões vão ter o apoio de uma coletividade, contudo, se transgrido um desses valores, principalmente os três primeiros ,então estarei dando uma sentença a minha vida mau agouro para um futuro promissor, no entanto, aqui vai minha contestação sobre essa assertiva , estudar, muitos principalmente em países como o Brasil e outros em piores situações vão fechar as portas de muitas pessoas que gostariam de está lutando na ascensão social, mas são impedidos pela adversidade social.

É claro que um ou outro consegue superar essas barreiras, porém, são exceções , contudo, o capitalismo venera mostrando que essas raridades são exemplos para os excluídos da sociedade.

Será mesmo que a vida é tão cheia de escolhas para indivíduos ? É tão cruel essa expectativa que dão as pessoas despossuídas dos meios de produção.

Será mesmo que milhares de empregados que se encontram nos trabalhos ganhando um salários indecente, sendo humilhado , assediados na maioria das vezes não gostariam de mudar de emprego? Tá, eles têm escolha de sair, sair para ficar desempregados e em consequência as famílias passarem necessidade. Puxa, que escolha?

Tudo bem, alguém pode dizer, todas essas pessoas tiveram antes a livre escolha de não colocar filhos no mundo já que as condições dessas pessoas não condiziam com seu grau educacional, de capacidade profissional. É , pode até ser, mas infelizmente não é assim que funciona o sistema, o ser humano tem uma necessidade de reproduzir de deixar algum herdeiro , uma necessidade de preservação da espécie. Tudo bem, muitas dessas pessoas poderiam pensar melhor e só colocar no mundo um filho. Talvez essa mentalidade seja difundida pelos quatro cantos. No entanto, são vidas também que estariam , estão dependendo do emprego, do parco salário do trabalhador.

Então , temos ai duas questões, de um lado a livre escolha do indivíduo, de outro um sistema político social que trava a opção dos indivíduos em uma grande parte de suas vidas

inclemente
Enviado por inclemente em 24/12/2016
Código do texto: T5862304
Classificação de conteúdo: seguro