L a p i n h a

Nada tenho contra a tecnologia. Concordo que ela é fundamental ao progresso da humanidade. Talvez em alguns pontos ela prejudique, mas no geral só ajuda.

Portanto, apesar de ser favorável à tecnologia, lamento que de certa forma ela tenha reduzido e até anulado certas tradições. Ela é usada demais pelo mercantilismo para impor modas e incentivar ao consumismo. Vendo hoje os papais noéis eletrônicos e as árvores de natal com efeitos especiais num shopping fiquei me perguntando: Por que se destaca mais o papai noel do que Jesus? Por que se prioriza mais as árvores de natal do que os presépios? Detalhe: na minha Região não se diz presépio, mas Lapinha. A resposta é que o mercado investe naquilo que vende mais. Mas havia uma Lapinha, só que artificial e tecnológica, com efeitos especiais, sem a beleza dasl apinhas de antigamente.

Sempre fui fascinado pelas lapinhas, feitas artesanalmente, cop amor, fé e a criatividade do povo, especialmente as lapinhas da periferia e dos sítios na zona rural. Não havia tecnologia, mas expressavam muito melhor o Nascimento do Menino Jesus. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 23/12/2016
Código do texto: T5861662
Classificação de conteúdo: seguro