A CRISE FINANCEIRA DE ALGUNS ESTADOS, QUAIS AS CAUSAS?... 7h03min.

X.

No verão se acorda mais cedo, ouvindo algumas notícias da rádio CBN, nos chamou a atenção dos fatos que estão ocorrendo no Rio de Janeiro, que certamente já do conhecimento dos nossos prezados leitores (as), mas em virtude de ser uma notícia que foge aos padrões da normalidade, não podemos ficar omissos e não dizer algumas palavras...

Hoje, era para ser creditado uma “parcela” dos salários dos funcionários do Estado mencionado acima, referente ao mês de novembro, porém, teve que ser adiado para 5 de janeiro de 2017; havia algumas entrevistas com funcionários, que narravam as “penúrias” que estão passando; e que diante disto o Natal não poderia ser comemorado...

“Nós” com os nossos 75 anos pensávamos que já tínhamos visto de tudo, mas isto realmente é algo que jamais poderíamos imaginar que iria acontecer; se as finanças da União não estão bem, alguns Estados estão em condições tão precárias, que não há receita para pagar em dia seus servidores, o que é pior há o atraso dos pagamentos, e os fazendo de modo parcelado...

Numa prova inconteste, que parte dos nossos gestores públicos, administra mal os recursos, em muitos casos há corrupção, e culmina num total desequilíbrio entre o que se arrecada e o se gasta e vai culminar no servidor honesto que presta os seus serviços ao Estado...

Já é difícil a uma família, equilibrar as suas finanças com renda mensal imagine chegar ao final do mês, ir ao banco e constatar que seus proventos não foram creditados, tudo isto vira uma “bola de neve”, afetando o comércio, a indústria, e outros setores, gerando uma crise sem procedentes...

É evidente que cabe a União “socorrer”, mas “ela”, também não está em situação confortável, pois o ciclo de governabilidade do governo anterior causou um “rombo” das contas públicas, quase cinco vezes a mais, do que foi deixada pelo governo FHC...

Partes dos brasileiros não vêem com bons olhos, o atual presidente, que era o vice do governo anterior, e por medidas constitucionais, acabou assumindo o seu lugar, e “ela”, comodamente foi para Porto Alegre, com uma generosa “pensão” do teto máximo, do mesmo valor dos senhores Juízes do Supremo, com direito a oito assessores, carros a disposição, o que não deixa de ser um “castigo” brando; quando tinha alto encargo na Petrobras, na sua gestão, ouve a compra de Pasadena, cujo prejuízo a Estatal foi de mais de um bilhão de reais; diz que assinou o contrato sem ler...

Apesar de tudo, penso que o atual Presidente é sincero e tem boas intenções, pois é preciso tomar algumas medidas, mesmo que sejam “antipopulares”, para que as finanças do país possam pelo menos serem “amenizadas”, se diminuído a divida pública e que finalmente as taxas de juros diminuam, para que o país volte a crescer e novos empregos possam “reaparecer”... 7h42min. Um Feliz Natal.

Curitiba, 23 de dezembro de 2016 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://www.mensagensespiritas.net63.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 23/12/2016
Reeditado em 23/12/2016
Código do texto: T5861165
Classificação de conteúdo: seguro