UM AMIGO DE VERDADE

O amigo de verdade, consegue distinguir entre as falácias e as falas sérias, um amigo de verdade, nunca duvida de seu amigo, um amigo de verdade, sabe ouvir e se preciso fala também, seja para criticar ou elogiar você ou o que você tenha feito de certo ou de errado.

Um amigo de verdade jamais esquece daquilo de bom que seu amigo lhe fez e tem hombridade suficiente para entender que somos humanos, portanto falhos e pode ser que seu amigo tenha feito algo que você não gostou, mas merece ser perdoado porque são amigos.

Um amigo de verdade, não troca o certo pelo duvidoso, um amigo de verdade pode discordar de muita coisa, porém é humano e amigo o suficiente, para ouvir a sua verdade, a sua franqueza ou sua justificativa, mesmo que não concorde com suas ideias ou justificativas e por ser amigo, pode questioná-las o quanto desejar.

Um amigo de verdade se preocupa com você e sob qualquer ponto de vista, vai procurá-lo para saber das causas ou das circunstâncias de determinado fato acontecido ou que poderá vir a acontecer envolvendo vocês dois.

Um amigo de verdade, se recusa a acreditar em fofocas envolvendo seu nome, sem saber de você se é verdade ou não o que dizem ou disseram ao seu respeito.

Um amigo de verdade mesmo que esteja chateado, vai procurar se informar primeiro contigo se naquele quadro pintando você como o diabo, foram usadas tintas reais ou imaginárias.

Um amigo de verdade não acredita em conversa fiada e bajulações para denegri-lo, porque sabe que você, por ele, faria o mesmo.

Um amigo de verdade pode mandá-lo às favas porque sabe que você também vai procurar compreendê-lo antes de prejulgá-lo e também tem o direito de fazer com você o mesmo.

Um amigo de verdade pode, se preciso for, xingá-lo e berrar com você e até dar-lhe uns tapas para fazer você cair na real e parar com mania de melindres idiotas sem conhecimento de causa.

Enfim, um amigo de verdade jamais o abandonaria sem primeiro comunicá-lo pessoalmente.

Um amigo de verdade age como homem e não como um moleque inconsequente só porque ouviu alguém falar mal de você.

Um amigo de verdade tem a visão aberta e não tacanha e retrógrada, com sua visão voltada para o próprio umbigo, simplesmente porque é AMIGO DA VERDADE e tem personalidade suficiente para falar cara a cara, sem subterfúgios, seja qual assunto for e por qualquer vertente que possa existir.

Descobrir um amigo de verdade é tarefa que exige observação contínua e lucidez aguçada e com a máxima serenidade que toda alma boa tem em comum com sua alma amiga/irmã. O poeta pode ser um fingidor, o verdadeiro amigo, nunca!

Marçal Filho
Enviado por Marçal Filho em 19/12/2016
Reeditado em 20/11/2023
Código do texto: T5857635
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.