QUE COISA É ESSA?
QUE COISA É ESSA?
BETO MACHADO
Isso é que é Democracia?... Uma República com três poderes de interesses independentes e harmonias circunstancias?... Mas todos estão muito atentos. Atenção total às possíveis perdas de independências; atenção total às possíveis mudanças nas regras que formulam seus proventos, que os autorizam manter-se alheios aos anseios do povo que os colocou lá, direta e indiretamente.
Viva a República que saiu das entranhas de um Império corroído para estabelecer um “Democrativa” que nem a caricatura do povo exibe em suas páginas constitucionais!...
Viva Democracia Relativizada! Regime perfeito para os amigos da “Corte”.
Reserva para os recalcitrantes a menor pena; para os “aparentados” isenção de tributos.... A promiscuidade é a moeda de troca e de compra. E o vício vai se avolumando, alimentado por sucessivas constituições promulgadas a toque de caixas percussivas ou não.
Aí chegou o nosso tempo... E continua tudo como d’antes, mesmo fora do quartel de Abrantes. A mesma enganação, o mesmo engodo: --- “Temos uma Constituição Cidadã”.
A Constituição Cidadã caiu feito uma luva nos dedos de poucos “bem aventurados”, cidadãos afortunados por fazer parte da casta do poder.