DONALD TRUMP E AS ELEIÇÕES AMERICANAS

Os Estados Unidos deram o pontapé inicial para tirar o mundo do marasmo político. O governo Trump ainda não teve inicio e já está causando o maior estardalhaço no planeta. Muito desse estardalhaço é devido aos alertas escatológicos da imprensa internacional. Mas talvez, provavelmente, todos tem razão de temerem a vindoura era Trump. De coisa alguma se pode ter certeza quanto ao que será do mundo depois dele (ou mesmo se haverá um mundo depois dele). Porém, de uma coisa não precisamos ter a menor dúvida: As eleições americanas nunca mais serão as mesmas, nunca mais. Talvez o TSE devesse tomar providências para ofertar urnas eletrônicas aos norte americanos e faturar alto com isso.

Talvez os demais países do mundo devessem cobrar dos Estados Unidos que eles tomem providência e sejam mais responsáveis com a droga de sistema eleitoral usado por eles. Não é justo que todos paguem pela merda que eles fazem. Não já é demais para o Brasil, por exemplo, que tenhamos que aturar, Michel Temer, Dilma, Lula, Renan, Eduardo Cunha...? Agora temos que aturar um louco na Casa Branca?

Deixando de lado a ojeriza causada pela eleição de Trump, uma coisa fica muito evidente no mundo da política: ninguém mais aguenta os políticos profissionais, os tradicionais detentores do poder. A despeito de todos as bizarrices do sistema eleitoral americano, o grito das consciências populares (ou talvez o inconsciente coletivo), revela a indisposição, o desanimo, a descrença das massas com relação aos políticos. Trump foge totalmente das características dos políticos tradicionais. Seu comportamento esdrúxulo, seus discursos inconsequentes, sua postura indecentemente informal, foi mais persuasiva do que os velhos jargões da elite parlamentar. Até agora, ele faz tudo para parecer imprevisível. Tem conseguido escolher quem quer para os cargos mais estratégicos do governo. Enfim... tem feito o que bem entende para presidir a maior nação do planeta.

Trump, inconscientemente tem dado um recado muito interessante para as elites políticas de todo o mundo. Talvez a partir de agora, eles tratem mais respeitosamente o povo. Pois o repúdio que eles provocaram, culminaram com esse um lunático no poder.