TCE, câmaras e dinheiro jogado fora

Voltei a me lembrar do inspetor Renault, do filme Casablanca, que quando queria esconder a culpa de um apaniguado gritava para os subordinados: - Prendam os suspeitos de sempre. O mesmo faz a imprensa golpista e os demais moralistas de araque, quando a investigacão começa a apontar na direção de tucanos e outros golpistas, logo se requenta acusações sem nenhuma prova contra Lula, Dona Marisa e o filho do ex-presidente. São os suspeitos de sempre para excluir o bloco de corruptos da direita e do golpismo.

Mas não é sobre isso que desejo comentar. Vejam bem, não discuto a competência dos Trinunais de Contas dos Estados. Sei que possuem um corpo técnico competentíssimo. Discordo apenas do fato dos Conselheiros serem indicados pelos governadores e pelas assembléias legislativas. Mas não tenho nenhuma prova da parcialidade desses tribunais.

Em sendo assim, ele seria imprecindível para o estado. Verdade? Há controvérsias. E que controvérsias! Explico: o TCE analisa as contas de um determinado prefeito e depois dessa cuidadosa análise, dissecando as contas, conclui que houve desvio, fraude e corrupção. Ele então rejeita as contas e pede medidas cabíveis contra o prefeito e seus asseclas. Detalhe: para chegar a essa conclusão, técnicos, economistas, contadores, engenheiros e conselheiros trabalharam meses. Sabem o que acontece com o processo e o parecer do TCE? É remetido para a câmara de vereadores onde a maioria só sabe o wue é um ó porque toma café numa cícara redonda, quase todos no bolso do prefeito corrupto, eles então rejeitam por maioria absoluta a decisão do TCE. E fim de papo.

Quanto não foi gasto nesse processo? Acho que é dinheiro jogado fora. Não estou comentando um fato isolado, mas slgo corriqueiro. Melhor acabar com esses tribunais. São órgãos de enfeite. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 15/12/2016
Código do texto: T5854297
Classificação de conteúdo: seguro