516 ANOS DEPOIS III... (“O petróleo é nosso”). * 17h24min.

Desde a muito se apregoava que neste reino havia o “ouro negro”. Muitas vozes nacionalistas clamaram por isto, dentre eles o escritor Monteiro Lobato...

Recuemos no tempo, 1930, um futuro “rei” vindo da região sul de nosso país, *fazendo uma histórica viagem, acompanhado por muito correligionários, aportaram na então capital do reino, quando foi aclamado como novo mandatário, não pela via legal do voto popular, mas pela situação de instabilidade que passava o reino, neste caso os fins justificariam os meios...

Quinze anos se passaram em que daria evidencias que foi um predestinado a uma missão na área da política; a nação sob o seu comando fez avanços, na indústria, comercio e também com destaque as leis sociais. Os que muito tinham tiveram que “aprender” a “dividir”, com aqueles que quase nada tinham, a não ser a oferta de trabalho, através de leis sociais, que não deixou de ser um avanço para época...

Idealizou uma nova moeda para o reino; - cruzeiro - fez muito mais, estipulou um salário mínimo, que deveria suprir as necessidades básicas de uma família.

Passaram-se 15 anos, parte do povo do reino saiu às ruas gritando: queremos democracia! Atendendo o apelo de parte do povo, convocou eleições gerais, em que participaram ideologias “estranhas”; seu candidato a Presidente da República; um General honesto, patriota, foi eleito, graças ao apoio dele... *

Cinco anos se passaram grande parte do povo do deste reino pedia a sua volta; a pessoa por ele indicada fez uma excelente gestão, com avanços e estabilidade na economia, quando chegou ao final de seu mandado, o reino não tinha dívidas, pelo contrario, tinha reservas de moeda...

Voltou triunfalmente desta vez pelo voto popular; seus inimigos políticos, com destaque a um *, não se conformavam com sua volta; tramando o tempo todo, “picuinhas” para denegrir sua imagem. Foi tanta a sórdida campanha difamatória, que o levou a tirar sua própria vida...

... Deixou vários legados, dentre eles a criação em 03 de outubro de 1953, Petróleo Brasileiro S.A A Petrobras monopólio estatal de exploração de petróleo. A empresa foi crescendo, ganhando destaque mundial, se tornando uma das principais empresas deste setor energético. Em 1997, quase no final do segundo mandato de FHC, foi alterada a constituição permitindo a entrada de capital estrangeiro...

Finalmente chegamos ao momento atual, em que a estatal, - que deveria ser o orgulho dos brasileiros – está envolvido pela corrupção sem limites, que envolve grande parte dos políticos; ao mesmo a empresa “adquiriu” monumental dívida, somente a compra de Pasadena, um bilhão de prejuízo...

Hoje, parte das pessoas deste reino estão em divida, se em 1997, a empresa tivesse sito totalmente privatizada, não teríamos a “fonte da corrupção”, e talvez houvesse a possibilidade de estarmos pagando o preço dos combustíveis de acordo com o mercado mundial... 18h11min.

Curitiba, 13 de dezembro de 2016 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://www.mensagensespiritas.net63.net * O primeiro nome e algumas datas compilado da Wikipédia

*Otacilio Rainho, professor e diretor do Vasco da Gama.

* Getulio Dorneles Vargas

*General Eurico Gaspar Dutra

*Jornalista Carlos Lacerda.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 13/12/2016
Código do texto: T5852388
Classificação de conteúdo: seguro