516 ANOS DEPOIS II... 15h07min

.

O sofrido reino estava completando mais de duas décadas no regime de exceção, que influenciando por um reino distante, * em que queria impor sua hegemonia política e econômica; o povo daqui deste reino saia às ruas bradando por democracia, queremos novamente eleger o nosso “rei”, os detentores do poder, ouviram o clamor do povo, achando que o sua missão, foram comprida, para evitar um mau maior...

Ainda que por eleição indireta, cabendo ao Senado votar, o novo “rei” foi escolhido, com muita esperança por todo o povo, terrível foi à frustração deste sofrido povo, uma pertinaz doença ceifou a sua vida, e no dia solene não tomou posse, cabendo ao seu vice fazê-lo. Este foi sincero em seus atos, com erros e acertos, pois queria dar ao país estabilidade na economia e conter a inflação...

Finalmente o povo deste reino, pode escolher pelo voto direto, o seu “rei”; optaram por ele * jovem, intrépido, parecia ser o “salvador da pátria”, com planos econômicos “mirabolantes”; temos somente uma bala para conter a inflação, e somente há uma escolha vencer e vencer...

Ledo engano, novamente o povo deste sofrido reino teve suas esperanças frustradas, o rei renunciou, seu vice assume e para surpresa de todos, elabora com sua equipe, um novo Plano Econômico, em foram supridas as falhas dos planos anteriores. Traz de volta ao cenário político, um ex senador, que estava exercendo o cargo de embaixador em Paris; de inicio reluta em aceitar para ser o “implantador” do Plano Real, finalmente aceita...

O desafio foi incomensurável; mudar paradigmas de uma cultura inflacionária, os rendimentos das aplicações financeiras, tinham mais rentabilidade que o trabalho. Foram momentos de inquietações, incertezas, pois sempre há os que apostam no caos, “quanto pior melhor”, pois isto é propício para se implantar ideologias “estranhas”...

Finalmente no dia 01 de julho de 1994, este sofrido reino começa uma “nova história”, com a inflação sobre controle, semelhantes, a outros reinos, está desde a muito em patamares “civilizados...

Tudo está indo bem, graças a isto o executor, se elege, “rei” do reino, e torna a se reeleger. Foram oito anos de austeridade nas finanças pública, pois para que haja equilíbrio nas contas, o reino jamais deve gastar além do que arrecada...

É difícil agradar a todos, este não consegue eleger o seu sucessor; foi quando apareceu “alguém”, criticando este “rei” é austero demais, é preciso “flexibilizar” a economia; em face disto grande parte do povo acreditou; pois era oriundo de classe humilde, “vitima” do sistema, portanto teria condições de ser um “rei” de “justiça social” dar dignidade a este sofrido povo...

Elege-se por dois mandatos, e ainda consegue eleger seu sucessor, neste caso uma mulher; grande parte da população ainda acreditava, pois tudo parecia estar bem, porém, nem tanto, hoje o povo deste reino, de uma divida pública, encontrada, de 750 bilhões de reais, hoje ultrapassa a 4trilhões; semelhante a uma família que pega um cheque especial, em que há um “festival de gastança”, tudo é festa, e não se pensava que esta conta um dia teria que ser paga...

Este, - para tristeza mais uma vez dos habitantes deste reino - é simbolicamente o momento que estamos evidenciando - é preciso, que os 22 anos deste Plano Econômico, não se desfaçam, pois daí será muito pior os dias deste reino. Que o atual mandatário, consiga “apaziguar” a economia e a política, para que este reino volte a ter esperança num melhor amanhã... 14h13min.

*EUA, do mesmo, naqueles longínquos anos, a antiga URSS, também queria

“influenciar” os países da América Latina.

*Fernando Collor de Melo

Curitiba, 12 de dezembro de 2016 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://www.mensagensespritias.net.63net.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 12/12/2016
Código do texto: T5851272
Classificação de conteúdo: seguro