CHORANDO SOB ENCOMENDA

"Mas se um dia eu tiver que chorar///Ninguém chora por mim"

Trecho de uma antiga canção de Moacir Franco.

Desculpe-me Moacir (à quem admiro pelas inúmeras composições de muito bom gosto,interpretadas com esmero pela sua voz maravilhosa)mas a frase acima é tão sòmente a constatação do óbvio.

É claro que ninguém "chorará" por nós.

Mas,analisando mais a fundo,surgiu-me a idéia de uma nova forma de prestação de serviços:"Chorador sob encomenda".

Nestes tempos bicudos,até que poderia ser uma saída para driblar a crise.

Fiquei imaginando meu caso. Aos 64 anos,apesar de ter ainda muito potencial e boa vontade,sou literalmente descartado do mercado de trabalho (em função da idade.Há quem ainda denomine "Melhor idade" ) Que enganação! Criar uma empresa do ramo.

Imaginei até uma denominação comercial:

"Thuto Prantos"

Especializada em choros para quaisquer ocasiões.Preços módicos,atendimento excelente.Parcelamos em até 6 vezes nos cartões Visa e Mastercard.

Promoção:À cada duas horas de choro,ganhe um desmaio de brinde.

Conheça nosso novo lançamento:O choro coletivo.Demonstrações grátis por períodos de 5 minutos.

A idéia foi ganhando corpo e passei a idealizar franquias para a marca.Um sucesso absoluto de Norte a Sul do Brasil.

De início,como todo empreendimento,o tempo seria muito corrido e uma alteração na vida social seria inevitável.

Considerando-se que nos fins de semana costuma-se reunir-se com amigos e parentes,certamente alguns diálogos via celular,telefone ou internet seriam mais ou menos assim:

-Alô! Como vai? Aqui é o teu primo "X".Tô ligando prá te avisar que passarei em tua casa sábado à tarde para tomarmos uma geladinha.Ah! Não esquenta.Levo a cerveja,a carne,o pão e os tomates.Você só entra com a churrasqueira,OK?

A dolorosa resposta:

Primo querido.Desculpe-me!

Estou com a agenda lotada: Às 14 horas tenho um choro de despedida de duas amigas idosas na rodoviária.(Não querem borrar a maquiagem);Às 16:00 - Choro num casamento. Às 17:30 - Num velório,aliás,são dois:Tenho choro programado para até as 22:00 horas.

-E no domingo?

Agenda cheia,primo.Agenda Cheia!

-Vai te catar,chorão! Vou fazer churrasco com gente boa da cabeça."Me érre" maluco!

E assim,com certeza serão os novos tempos deste novo empreendimento.

Mas volto ao mercado de trabalho.Ah!...Se volto!

E o dia em que eu precisar para consumo proprio?

Como diz o Moacir:

Ninguém chorará por mim.

Joel Gomes Teixeira