QUAL A IDADE IDEAL PARA SE APOSENTAR?

Na reforma da Previdência o governo está estipulando 65 anos, para homens e para mulheres, talvez até recue um pouco nessa discussão. Seria muito, seria razoável? Para os técnicos que estão estudando a matéria seria uma idade ideal porque o brasileiro está vivendo mais do que vivia a 10 anos atrás.

Os trabalhadores querem se aposentar cada vez mais cedo pela mania que existe entre nós que o trabalho exaure as energias. Pelo contrário, na minha opinião o trabalho detém os efeitos da idade, por ser uma atividade que o homem ou a mulher se exercita na sua profissão. Existem trabalhos penosos e desgastantes que é preciso usar mais a força, no caso do policial militar que seu labor é prender bandidos jovens, armados e perigosos e os bombeiros que lidam com chamas e que fazem uso de escadas para apagar incêndio em prédios de muitos andares.

O trabalhador de salários baixos que se aposentar cedo, não tem condição de frequentar uma academia e fazer viagens de recreio, ele se refugia nos bares da vida, ingerindo bebida alcoólica e em poucos anos adoece e morre, deixando para a família uma pensão que agora vai passar a 50% do salário que recebia.

Esses casos são muito freqüentes nas camadas pobres da sociedade. O ócio do aposentado acelera o envelhecimento, pela inatividade do organismo que vai perdendo suas funções enfraquece, adoece e morre, portanto o trabalho retarda o envelhecimento.

Uso o meu caso como exemplo: trabalhei a até a idade limite do funcionalismo público de 70 anos, que agora passou a 75 e só, então me aposentei, chamada de aposentadoria compulsória, já faz nove anos que estou aposentado.

Se eu tivesse me aposentado com 65 anos eu estaria a 14 anos recebendo do governo sem produzir é isso que desequilibra a média das aposentadorias e vai criando um déficit maior nas contas da previdência, essa é conta que é feita pelos técnicos da previdência social.

O meu cargo de Oficial de Justiça Avaliador da Justiça Federal, para quem não sabe não é moleza, muitas horas dentro do carro, com temperatura altíssima procurando perigosos réus, bandidos de toda a espécie em bairros afastados, inclusive favelas, zona rural com poeiras, barros, estradas esburacadas, enfrentando cães de guarda, atravessando matos e pastos com gados bravos, que exerci por 23 anos e continuo com saúde, trabalhei em indústria 10 anos, sendo 7 à noite, das 22 às 6 horas da manhã num total de 55 anos de contribuição social , sendo 32 anos para a previdência e 23 para o funcionalismo público estadual e federal .Tive colega que desistiu do cargo por não ter coragem de enfrentar todas essas dificuldades e outro que um réu atirou na direção dele, pela felicidade dele não acertou. Esse cargo exige coragem, fibra e "sangue nos olhos" para exercê-lo com eficiência.

Os sindicatos e trabalhadores em geral estão criando uma mula sem cabeça e um cavalo de batalha sobre essa Pec 55 da reforma da previdência.

O trabalho enobrece, dignifica e conserva a saúde do homem e da mulher…

Miguel Toledo
Enviado por Miguel Toledo em 11/12/2016
Reeditado em 13/12/2016
Código do texto: T5849987
Classificação de conteúdo: seguro