Conselho do livro de Lampedusa

Algumas pessoas, até com certo verniz cultural, estão surpresas com o interesse das elites e da Casa Grande pela política, inclusive botando a boca no trombone e intervindo diretamente.

Apesar do demão de verniz de cultura, elas não leram obras fundamentais e nem analisam a história. Isso que está ocorrendo no Brasil, as elites botando a mão na massa e se dizendo preocupada com a austeridade, a moral e os bons costumes, até mesmo exigindo reformas, não é novidade. Aconteceu no advento do fascismo, do nazismo, no estado novo, no golpe de 64... Em todos os momentos que a burguesia e as elites se sentiram ameaçadas pela ascensão social dos mais pobres.

Há um romance excepcional de Tomasi Lampedusa, intitulado "O Leopardo", em que ele disseca a armação da burguesia e da nobreza num diálogo fo jovem Tancredi com o tio, convencendo-o que precisavam meter o bedelho na crise social. Ele diz so tio: "Se nós não estivermos lá, eles fazem uma república. Se queremos que tudo fique como está é preciso que tudo mude".

Em outras palavras, a intervenção e o interesse das classes dominantes no Brasil de hoje é fingimento, elas querem mesmo é continuar a dar as cartas e a jogar de mão. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 10/12/2016
Código do texto: T5849587
Classificação de conteúdo: seguro