A Rosa morreu??!! Que Rosa???

Cheguei em casa pro almoço e a Carol já estava lá. Iam todos almoçar lá em casa naquele dia! Coisa boa a casa cheia!!!

Assim que cheguei ela disse:

- Tia Ignêz ligou e pediu pra dizer que a Rosa morreu.

Assim, na lata... nem falou nada da Rosa ter subido no telhado ou coisa parecida. Eu, chocada, exclamei:

- Sério???!!! A Rosa morreu??? Mas de quê, gente? Tadinha!!! Carol, mas... que Rosa?

Carol, me olhando surpresa, disse:

- Oi??? Eu sei lá! Ela só mandou te falar que a Rosa morreu. Mas não sei que Rosa é essa não!

E eu, tentando explicar, comecei a ladainha, falando de tempos remotos... tinha a Rosa, a prima, meio doidinha, filha do tio Antônio, irmão da minha vó, e que naquela altura já estaria quase idosa. Uma vez a Rosa... e comecei a me perder no caminho.

Aí fui explicar sobre a outra Rosa, também de Matias Barbosa, perto de Juiz de Fora, que tinha sido minha babá e de quem eu gostava muito. Ela era engraçada! Uma vez a Rosa ficou torta (pausa pra gargalhada da Tati, minha irmã) e... fui me perdendo de novo!

Finalmente chegam mamãe e Murilo e sentamos todos à mesa pra almoçar. Mamãe, Murilo, Carol, Eu, Zilbinho, Lis, Júlia e Soninha, que foi meu braço direito e esquerdo por 11 anos!

Bom esclarecer que naqueles dias Carol estava ensaiando com uma coreógrafa a quem chamava de Rosinha.

Quando sentamos à mesa, perguntei pra minha mãe:

- Mãe, cê tá sabendo que a Rosa morreu?

E uma reação inesperadamente explosiva se esboçou:

- A Rosinha morreu??? Meu Deus!!! De quê, Carol???? O que aconteceu???? Gente, que coisa horrível!!!

Eu desentendida pergunto:

- Quem é Rosinha? Não era Rosa?

Aí Carol diz:

- Como que eu vou saber, mãe? Eu nem conheço! Que Rosa é essa????

- Uai? Não é a Rosinha, que está ensaiando vocês?

- Que Rosinha morreu o quê, mãe!!! Tá doida??? É outra Rosa! - respondeu a Carol.

- Que Rosa? - perguntou minha mãe de volta.

- Sei lá, mãe. A Rosinha é que não foi!

Eu disse:

- Mãe, quem morreu foi outra Rosa!

- Que Rosa?

- É isso que eu tô querendo saber! Achei que você soubesse.

- Não tô sabendo de nada! A Rosa morreu então?

- Morreu.

- Gente, tadinha!!!! Mas... que Rosa?

- Mããããe, "prestenção"!!! A tia Ignêz ligou e mandou avisar que a Rosa morreu!

- Sim, já entendi. A Rosa morreu. Mas que Rosa?

- É isso que eu tô querendo saber, mãe. Tia Ignêz só falou que a Rosa morreu!

- Mas que Rosa????

- Então você não sabe qual foi a Rosa que morreu?

- Não! Que Rosa? A Rosa do tio Antônio??? Coitada, ela era meio doidinha, né?

- Pois é... mas e a outra Rosa? - insiti.

- Que outra Rosa? Que Rosa é essa gente????

- A Rosa, que foi nossa babá!

- A Rosa morreu??? De quê??? Tadinha!!! E a filha dela?

- Não sei de nada, mãe. Tô querendo saber!

E minha mãe continua divagando:

- A Rosa bebia muito!

- Que Rosa? - pergunto eu

- A Rosa babá!

- Não era o tio Antônio que bebia muito?

- É né?? Acho que tô confundindo...

- Mãe, mas você acha que foi essa Rosa que morreu?

- Que Rosa?

- A BABÁ mãe!

Dei uma olhada em volta e não me contive!

A Soninha, sempre tão discreta e contida, estava engasgando com a comida de tanto que ela ria. A Lis olhava pra mim e de mim pra minha mãe com a cara mais desentendida desse mundo, também dando risada. A Júlia já pronta pra dar um ultimato pra gente resolver "que Rosa" e o Zilbinho e o Murilo só balançavam a cabeça e sorriam. Aí quem deu crise de riso fui eu!

Minha mãe, num gritinho típico, diz:

- Iiiiiihhhhhh, num tô entendendo mais nada!!!

Carol dá a deixa pra encurtar a conversa:

- Gente, que conversa de doido!!! Que Rosa é essa pelo amor de Deus???????!!!!

Todo mundo disparou a rir e até hoje não sei se lamento a morte da Rosa prima ou da Rosa babá!

**********

(e continuo dando risada!!! kkkkkkkkkkkk)

**********

Claro que a história se espalhou para as outras irmãs, que adoram esse tipo de "trapalhada". Isso já faz alguns anos.

Aí, "dia desses", minha irmã, a Pati, começa a mandar áudios para o grupo da família pelo whatsapp. Mas os aúdios eram só as gargalhadas dela!

Eu estava de férias na casa da minha mãe. Escrevemos de volta perguntando o motivo de tanta risada. Ela só conseguiu gravar outro áudio assim: -"Que Rosa????"

Rimos tudo de novo!

(Em 16 de maio de 2016)

Marô da Matta Machado
Enviado por Marô da Matta Machado em 08/12/2016
Código do texto: T5847272
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.