A mentira tem pernas curtas

-Seu guarda, eu juro que tomei só um copo de cerveja... com doze latinhas vazias sob o banco do motorista.

-Como eu engordei nesse Natal...uma gordura que persiste desde agosto.

Eu nem sei se mentira tem pernas, mas sei que algumas não tem pernas curtas não...vão longe, muito longe.

Lembro-me , claramente, quando minha mãe dizia:

-Menino, não faça isso, seu pai vai chegar logo, e eu vou contar tudo para ele...mentira, ela nunca contou nada.

-Se você não passar de ano seu Natal será pobre, muito pobre, nem precisa esperar por nada... mentira, nunca deixei de receber o presente prometido.

Mas ela fomentava mentiras; quando dizia a alguém:

-Esse é meu filho, não é lindo? Ela nunca aceitava como resposta comentário assim:

-Nossa como ele é forte...

-Ele é grande, não?

Para minha mãe isso não era resposta, ela exigia que todos compartilhassem seu papel de coruja, ela queria emoção nos comentários, ela esperava por desmaios, e exclamações convincentes...e eu sei que nunca fui tão bonito assim.

Como é bom saber que existem mentiras em que podemos confiar; e como é bom saber que existem aqueles em que podemos confiar, mesmo que contem mentiras.

Como existem mentiras cristãs: Natal que nunca trará minha mãe de volta; minha mãe, que contava pequenas mentiras, que eu carrego, como verdades, até hoje dentro de mim.

Roberto Chaim
Enviado por Roberto Chaim em 05/12/2016
Código do texto: T5844495
Classificação de conteúdo: seguro