ALGUMAS SINGELAS PALAVRAS À SANTA ROSA DE LIMA... 16h05min.

Sempre que possível, sintonizamos a TV Rede Vida, aos domingos, há uma hora tarde, tem início o Cine Luz. Neste último o filme, muito bem feito, era sobre esta personagem que nasceu a 430 anos, na cidade de Lima, Peru.

Os pais descendentes da nobreza espanhola, que tinham vindo para esta cidade, ela era a terceira dos onze filhos do casal. Já na época de seu nascimento, os pais, passavam por dificuldades financeiras, razão pela qual teve uma infância pobre, algo que é muito comum, para alguns, missionários (as), talvez para “provar” a sua capacidade de superação, resignação, mesmo diante destas dificuldades...

Uma criança com beleza invulgar, que levou os pais a mudarem o seu primeiro nome de batismo, para Rosa, pois seu nome era Izabel Flores y Oliva*...

A bela criança cresceu se tornando uma linda jovem, prestativa, vendo as necessidades da família, se dedicou a plantar rosa e vender no mercado, ainda mais, costurava com esmero até altas horas da noite, todos os recursos de seu trabalho, era dado aos pais, para ajudar na manutenção do lar. Além disto, tinha um dom nato para música: “tangia viola e harpa e tinha uma voz melodiosa” *...

Sua cândida beleza chamou a atenção de vários pretendentes, que apaixonaram por ela, um tinha por ela uma paixão sem limites*, os pais, queriam que ela se casasse, isto seria natural, e certamente o pretendente que tinha posses, poderia até ajudar a equilibrar suas finanças...

Porém, guardava dentro de si, a convicção inabalável, queria ser uma serva de Jesus, depois de muito empenho ingressou na Ordem Terceira Dominicana, naquele tempo, como hoje, havia os doentes d´alma e corpo, e isto seria uma tarefa imensa que se dedicaria com abnegação e fervor. Foi então que começou por parte daquela comunidade, a Fé que ela poderia fazer milagres. E alguns realmente aconteceram, muitos doentes em que ela rezava recobram sua saúde; a região passava por ausência de chuva, os agricultores imploravam que ela rezasse e “intercedesse” e realmente as chuvas voltaram...

Quase no final de sua curta existência, o seu mais ardoroso apaixonado, que tinha tido reveses em sua fortuna, estava tendo uma deficiência de visão, ela, estava para morrer, mas passa suas mãos sobre os seus olhos, e este por um verdadeiro milagre volta a ver; havia conseguido abrigo hospital que ela atendia.

“Santa Rosa é a primeira Santa nativa da América e padroeira do Peru e da América Latina”. * Suas últimas palavras: Jesus está comigo “*

“Dela disse o Cardeal Ratznger, de certa forma, esta mulher é uma personificação da Igreja da América, continua; imersa em sofrimento, desprovidos de meios materiais, e um poder significativo, mas tomada pelo íntimo ardor causada pela proximidade de Jesus Cristo. (Homilia no Santuário de Santa Rosa de Lima, Peru em 19 de julho de 1986). “*

Nascimento 20 de abril de 1586 em Lima, Peru Morte em 24 de agosto de 1617 (31 anos) em Lima. Beatificação: 15 de abril de 1668 por Papa Clemente IX

*Datas e nomes compilados da Wikipédia. 17h09min.

Curitiba, 01 de dezembro de 2016 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://www.mesagensespiritas.net63.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 01/12/2016
Código do texto: T5840722
Classificação de conteúdo: seguro