Notícia trágica

A notícia, logo de manhãzinha, da queda de um avião na Colômbia que matou 76 das 81 pessoas que nele viajavam, inclusive dentre os passageiros, o bravo time da Chapecoense, me abalou, não consegui nem me lenantar de imediato. Acho que essa dor e tristeza foi o senimento de todos ao tomar conhecimento dessa notícia trágica. Mais:

No meu caso além da tristeza bateu logo a curosidade do motivo da queda do avião. Fiquei me perguntando: será que fizeram a checagem rigorosa na aeronave antes dela levantar vôo? Será que era um avião antigo e meio sucateado, cheio de gambiarras? Será que os tripulantes, especialmente os pilotos não estavam cánsados ou estressados? Será...

A outra indagação é ainda mais difícil e impossível, á luz do conhecimento humano, responder: por que só cinco dos 81 que estavam no avião, inclusive dentre os sobreviventes tres joadores da Chapecoense, se salvaram? Sorte, destino, aquela justificativa de que a pessoa só morre no dia marcado? NÃo sei, ninguém sabe. Mas uma coisa é certa: eles hoje nasceram de novo. A outra explicação pode ser dada lembrando uma fala de um personagem numa peça de Shakespeare: "Há mais coisas entre o céu e a terra do que pensa a nossa vã filosofia, Horácio".

Prefiro apenas me alegrar com os sobreviventes e lamentar e rezar pelos que morreram e deixaram menor a humanidade. A Chapecoense ia jogar contra o San Lotenzo, o chamado time do papa. O jogo foi suspenso, o futebol está de luto, ele e a humanidade. Que Deus ilumine as autoridades para que chequem rigorosamente os aviões antes dos vôos. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 29/11/2016
Código do texto: T5838160
Classificação de conteúdo: seguro