Honra e caldo de galinha

Sempre que um de nós, seus netos, fazíamos um malfeito, a minha avó materna nos dava um esporro e dizia: - Menino, vergonha na cara e honra é como caldo de galinha, não faz mal a ninguém.

É verdade, acho que o que está faltando no nosso país, além de vergonha na cara, é o sentimento da honra. Da honra que Alfred Du Vigny disse ser a poesia do dever, e o general Leclerc afirmou que pouca coisa se perde quando não se perde a honra.

Não sei se vocês já repararam que de uma maneira quase geral, políticos e "otoridades" de todos os níveis e facções estão se lixando para o sentimento da honra. Sempre driblam esse sentimento e o subestimam em nome dos tais "interesses maiores do país". Absolvem, relevam e endossam verdadeiros absurdos e atentados á honra. Há, pasmem, desonrados em altod postos. E não se vê e nem se ouve ninguém bater panelas e nem se entolar em bandeiras brasileiras para defender a honra e a ética. Por quê? Somplesmente porque não sendo contra o PT não vem ao caso.

Acho que, independente de lado político, devemos lutar pela prevalência da honra. Ela é fundamental e como dizia minha avó, é como caldo de galinha, não faz mal a nonguém. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 27/11/2016
Código do texto: T5836471
Classificação de conteúdo: seguro