O COMANDANTE SE FOI: Viva Fidel?!

Reflexão: "Em Cuba todos são iguais. Mas parece que uns são mais iguais que os outros. Vai saber!" (Plagiando G. Orwell)

Apesar da morte "prematura" de Fidel Castro, Cuba tem muito o que comemorar. Afinal, como um ditador longevo e bem sucedido, ele deixou um grande e respeitável legado (que causa inveja em bandidos, políticos e empresários):

Muitos filhos / muitas amantes / esposa / ex-mulher / muitas mansões / muito dinheiro no exterior / uma frota de Mercedes Benz blindados / muitos aviões e helicópteros / uma ilha particular / muitos iates luxuosos / muitas garrafas de uísque escocês / muitas caixas dos melhores charutos cubanos / uma reserva de caça / um aquário espetacular / muitas condecorações / muitos militares ricos e fiéis / muitos admiradores ingênuos / muitos negócios rentáveis / um irmão igualmente ganancioso.

E ainda...

Muita gente com fome e desempregada / muitas prisões arbitrárias / muitas execuções sumárias / muitas fugas desesperadas / muito atraso material e tecnológico / uma enorme dívida externa / muitas moedas / muitos opositores / muitos esportistas medianos / muitos taxistas / muitos guias turísticos / muita cana de açúcar / muitas famílias separadas / muitos discursos longos e sem sentido / um embargo econômico / um mito do comunismo.

Dúvida louca no ar: Será que a História vai realmente absolvê-lo?

Em tempo: Viva Fidel! Viva a Revolução! Viva Cuba!

Lema do regime castrista: Pimenta nos olhos dos outros é refresco.

Ps: Chê, que vara meu!

Mello Cunha
Enviado por Mello Cunha em 27/11/2016
Reeditado em 28/11/2016
Código do texto: T5836173
Classificação de conteúdo: seguro